0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Jornalistas de Santa Catarina podem decretar greve por salários

Há quatro anos sem aumento de salário, os jornalistas de Santa Catarina voltam a se reunir em assembleia da categoria na próxima terça-feira, 2 de abril, às 19h30, para definir os rumos da negociação salarial que se arrasta desde maio de 2023. A Assembleia Geral Extraordinária será virtual. Para receber o link, inscreva-se na Newsletter do SJSC preenchendo o formulário abaixo:

Inscreva-se aqui

* indicates required

Intuit Mailchimp

Diante do impasse com as empresas donas dos meios de comunicação, a categoria vai avaliar a possibilidade de decretar greve ou paralisação, após negativas dos empresários sobre o pedido de reposição de salários em 3%. 

Após quase um ano de negociação, as empresas não apresentaram nenhuma proposta representativa para os trabalhadores. Na última tentativa de mediação no Tribunal Regional do Trabalho, os empresários mantiveram o posicionamento de repor apenas a inflação com base no INPC, que foi de 3,83%, entre maio de 2022 e maio de 2023. A posição patronal desconsidera as perdas que a categoria amargou nos períodos de pandemia, que chegam a 15% de defasagem nos salários.

As empresas recusaram a proposta da desembargadora Quézia de Araújo Duarte Nieves González, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, que sugeriu uma alternativa acima do INPC durante a audiência.

Além disso, os representantes das empresas também afirmaram que não aceitam levar o caso para avaliação da Justiça do Trabalho. O Sindicato Patronal apela para o artigo 141 da emenda constitucional 45/2004 (Reforma Trabalhista), que exige necessidade de comum acordo das partes para judicialização do acordo coletivo de trabalho.

Para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina (SJSC), a antecipação das empresas de não levar o caso para a Justiça pode ser considerada como prática antissindical e um meio de coagir os trabalhadores a desistirem de negociar as perdas salariais.

Diante do impasse, a diretoria do SJSC avaliou que caberá à categoria decidir se aceita apenas o INPC ou se decreta uma paralisação. A decisão será tomada pelos trabalhadores na próxima na Assembleia Geral Extraordinária Virtual. 

Pauta da Assembleia:
1. Aceitar proposta de INPC (3,83%) ou decretar greve/paralisação;
2. Aprovar Pauta de Reivindicações data-base 2024.

Serviço:
O quê: Assembleia Geral Extraordinária Virtual
Quando: Terça-feira (02/04)
Horário: 19h30
Onde: Solicite o link pelo WhatsApp ou pelo formulário.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas