0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Pesquisa traça perfil do jornalista e do jornalismo brasileiro

Os primeiros dados da pesquisa “Perfil Profissional do Jornalismo Brasileiro” permitem concluir que mais de 115 mil registros de jornalistas foram emitidos de 1930 a 2010, que a maioria dos profissionais é jovem, do sexo feminino e que hoje existem 316 cursos de Jornalismo no país. A pesquisa, que está sendo desenvolvida pelo Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina com apoio da FENAJ e do FNPJ, terá seus dados referentes aos cursos apresentados no 14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, neste final de semana, em Uberlândia.

Um dos objetivos da pesquisa é estimar o número de jornalistas em atuação no Brasil, identificando-os por funções na profissão, para viabilizar novas pesquisas nacionais destinadas a traçar o novo perfil da categoria. A primeira etapa do projeto busca quantificar os jornalistas brasileiros, já que até o momento não há estudos confiáveis sobre o número e a distribuição territorial dos profissionais no país. A partir desses dados, será possível, posteriormente, mapear informações relevantes para a categoria, empregadores, movimento sindical e associativo, sociedade e governo, como e onde trabalham os profissionais, remuneração, funções que exercem e outras como sua distribuição por gênero ou etnia.

Os dados analisados até o momento foram obtidos com o cruzamento de informações provenientes de três fontes: relações de egressos de cursos superiores; registros no Ministério do Trabalho e Emprego; sindicalizados. “Estes mais de 115 mil registros ainda são parciais, falta cruzarmos mais dois dados do MTE”, conta o professor e jornalista Jacques Mick, coordenador da pesquisa. Ele lembra, também, que há um contingente de egressos de cursos de Jornalismo que não obtiveram registro, mas atuam irregularmente na profissão.

No 5º Encontro de Coordenadores de Curso de Jornalismo, onde serão debatidas as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Jornalismo, no sábado (28), às 9h30, no Auditório 3Q da Universidade Federal de Uberlândia, que sedia o 14º ENPJ, serão apresentados os dados da pesquisa referentes aos cursos de Jornalismo. Alguns deles, já disponibilizados, são reveladores. Dos 316 cursos hoje existentes, 255 são privados e 61 públicos. Dos 180 cursos criados a partir de 2001, apenas 28 são de instituições públicas. As instituições privadas de ensino ofertam hoje 90% do total de vagas para estudantes de Jornalismo.

A estimativa da evolução anual da oferta de vagas nos cursos de Jornalismo no Brasil na década de 2000 revela que há oferta em todas as unidades da federação. Naquelas em que já existia, estendeu-se para mais municípios do interior, o que contribui para uma distribuição mais abrangente dos graduados no território nacional e que houve um expressivo crescimento absoluto na oferta nas regiões Norte, Centro Oeste e, em grau um pouco menor, no Nordeste, embora a região Sudeste continue com mais da metade da oferta do país.

Quanto à sua distribuição regional, 56% dos cursos de Jornalismo estão na região Sudeste, 23% na região Sul, 11% no Nordeste, 5% no Centro Oeste e 2% no Norte.

A segunda etapa de coleta de dados da pesquisa, cuja conclusão é prevista para 2013, será no segundo semestre deste ano, com a aplicação de questionários dirigidos a cerca de 1400 profissionais a serem selecionados, além de uma amostragem aleatória que será disponibilizada a todos os jornalistas que quiserem participar do processo.

Com os dados a serem obtidos, os pesquisadores pretendem investigar qual a distribuição por gênero entre os jornalistas, taxa de egressos das faculdades e sua evolução na década de 2000, as trajetórias na relação egresso-registro-sindicalização, como este alto índice de profissionais graduados afetou a reconfiguração do campo jornalístico na última década, como a tensão entre diplomados e não diplomados tende a repercutir nas práticas profissionais, entre outras informações.

Encontro termina nesta segunda, dia 30

Durante o 14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, que começou dia 27 e se estende até o dia 30 de abril, na Universidade Federal de Uberlândia, foi realizado o 10º Pré-Fórum FENAJ, com o tema “O mundo profissional dos jornalistas como campo de ensino e de pesquisa nos cursos superiores de jornalismo: o que precisa avançar?”. Debateram o tema o presidente da Federação, Celso Schröder, e o segundo-secretário do FNPJ, Edson Spenthof. A atividade foi coordenada por Carmen Pereira, diretora de Educação da FENAJ, professora do curso de Jornalismo da Unicarioca (RJ), e teve também a participação de Valci Zuculoto, professora do curso de Jornalismo da UFSC e diretora da FENAJ.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas