InícioNOTASAção da polícia contra cinegrafista da RBS TV agride a liberdade de...

Ação da polícia contra cinegrafista da RBS TV agride a liberdade de imprensa

O Sindicato dos Jornalistas de SC, diante do grave cerceamento à liberdade de imprensa ocorrido no dia 27 de janeiro, quando o repórter cinematográfico Gregori Flauzino, da RBS TV, foi obrigado por policiais civis a apagar imagens captadas durante a cobertura da reconstituição da cena do crime que resultou na morte do surfista Ricardo dos Santos, em Palhoça – SC, torna público seu repúdio a toda e qualquer tentativa de cercear a livre atividade jornalística.

Tão absurda quanto a imposição de que o profissional apagasse as imagens – que foram captadas fora da área de isolamento estabelecida pela polícia – foi a ameaça da equipe da COP (Central de Operações Policiais) de prender o profissional e apreender o equipamento de filmagem. Tal postura revela um abuso de poder e claro impedimento a Flauzino de exercer suas atividades profissionais.

A liberdade de imprensa é condição fundamental e inarredável do Estado Democrático de Direito e a restrição de sua plena realização, em qualquer hipótese e exercida por quaisquer pessoas,  principalmente agentes do Estado, fere o direito da sociedade de acesso  a toda e qualquer informação, por todos os meios.

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina solidariza-se com o profissional e faz coro com os demais órgãos de classe no sentido de cobrar da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina a apuração dos fatos e punição dos responsáveis.

Florianópolis, 28 de janeiro de 2015.

A Diretoria do SJSC

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios