0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Ação da polícia contra cinegrafista da RBS TV agride a liberdade de imprensa

O Sindicato dos Jornalistas de SC, diante do grave cerceamento à liberdade de imprensa ocorrido no dia 27 de janeiro, quando o repórter cinematográfico Gregori Flauzino, da RBS TV, foi obrigado por policiais civis a apagar imagens captadas durante a cobertura da reconstituição da cena do crime que resultou na morte do surfista Ricardo dos Santos, em Palhoça – SC, torna público seu repúdio a toda e qualquer tentativa de cercear a livre atividade jornalística.

Tão absurda quanto a imposição de que o profissional apagasse as imagens – que foram captadas fora da área de isolamento estabelecida pela polícia – foi a ameaça da equipe da COP (Central de Operações Policiais) de prender o profissional e apreender o equipamento de filmagem. Tal postura revela um abuso de poder e claro impedimento a Flauzino de exercer suas atividades profissionais.

A liberdade de imprensa é condição fundamental e inarredável do Estado Democrático de Direito e a restrição de sua plena realização, em qualquer hipótese e exercida por quaisquer pessoas,  principalmente agentes do Estado, fere o direito da sociedade de acesso  a toda e qualquer informação, por todos os meios.

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina solidariza-se com o profissional e faz coro com os demais órgãos de classe no sentido de cobrar da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina a apuração dos fatos e punição dos responsáveis.

Florianópolis, 28 de janeiro de 2015.

A Diretoria do SJSC

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas