O dia 29 de maio será marcado por mobilizações em todo o país contra as medidas do chamado ajuste fiscal, promovidas pelo governo federal. Centrais sindicais, organizações e movimentos sociais querem derrubar os projetos que liberam a terceirização desenfreada no país, promovem cortes no seguro-desemprego, no auxílio-doença e nas aposentadorias.
Chamado de Dia Nacional de Paralisação e Manifestações, os atos do dia 29 são convocados pelas centrais sindicais CUT, Intersindical, CSP-Conlutas, CTB, UGT e Nova Central. Há consenso entre essas organizações de que é preciso colocar os trabalhadores na linha de frente dessa batalha.
Estão previstas mobilizações em diversos setores estratégicos do país. Em Florianópolis, o Sindicato dos Jornalistas participará dos atos, junto a outras categorias profissionais. Na quinta-feira (28), às 16 horas, dirigentes farão panfletagem em frente ao Terminal Central, divulgando o protesto. No dia da paralisação, na sexta, a concentração inicia às 15h30, com um ato cultural. Às 16 horas, os manifestantes realizam o ato político.
Ainda na sexta, está prevista uma paralisação geral do serviço de transporte coletivo na capital, das 9 às 17 horas, demonstrando a adesão dos trabalhadores do setor ao protesto.
O Sindicato dos Jornalistas de SC apoia as mobilizações do dia 29 de maio contra o ajuste fiscal e deverá participar das mobilizações na capital.