Após obter resposta do Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas sobre a negociação coletiva, o Sindicato dos Jornalistas definiu que consultará a categoria para apresentar e debater proposta patronal. Para tanto, definiu um roteiro de visitas nas principais redações de Florianópolis, Blumenau e Joinville. No dia 23, o presidente do SJSC, Aderbal Filho, e o diretor Leonel Camasão conversaram com as equipes do Notícias do Dia, RIC-Record, RBS TV, CBN Diário e Diário Catarinense, na capital.
Aderbal explicou o processo negocial, e apresentou a proposta das empresas: reajuste no piso de 10%, retroativos a primeiro de maio de 2015, mais um acréscimo de 0,54% em janeiro de 2016. Caso aprovada, esta proposta elevaria o piso salarial para R$ 2.090,00 em maio e R$ 2.100 em janeiro, com pagamento das diferenças salariais já em julho.
Em termos reais, a proposta representa a recomposição da inflação, de 8,34%, além de ganho real parcelado de 1,66% e 0,54%, respectivamente, totalizando 2,18% de aumento real. Aos profissionais que ganham salários maiores que o piso, a proposta patronal é de reposição da inflação, de 8,34%.
Nesta quinta, dirigentes do SJSC vão à Joinville e a Blumenau para consultar os profissionais destas cidades sobre o tema.
O Sindicato também reivindica alterações em algumas cláusulas sociais, que facilitem o trabalho sindical e garantam direitos da saúde dos trabalhadores, temas ainda em debate junto aos representantes das empresas.
Veja imagens das visitas em Florianópolis