segunda-feira, dezembro 5, 2022
InícioNOTÍCIASSenado instala CPI do Carf, que investiga fraudes fiscais

Senado instala CPI do Carf, que investiga fraudes fiscais

CPI do Carf
A relatora Vanessa Graziotin (PCdoB) e o presidente Ataydes de Oliveira (PSDB).

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar as ações do Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf) foi instalada nesta terça-feira, 19. A CPI será presidida pelo senador Ataydes de Oliveira (PSDB-TO), com relatoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

A comissão terá 120 dias para apurar as denúncias envolvendo integrantes do Carf e apresentar o relatório que será votado pelos membros da comissão, composta por 11 titulares e sete suplentes.

A investigação sobre o Carf foi motivada pela Operação Zelotes da Polícia Federal, que apontou casos de corrupção e sonegação fiscal envolvendo grandes empresas brasileiras, entre elas, o Grupo RBS. O Carf tem o poder de modificar multas aplicadas pela Receita Federal ou até determinar a anulação delas.

Pelas investigações da PF, há casos em que conselheiros recebiam propina para manipular os julgamentos. O prejuízo provocado pela suposta quadrilha aos cofres públicos podem chegar a R$ 19 bilhões, segundo estimativa da polícia.

Para o procurador federal Frederico de Carvalho Paiva, responsável pelas investigações da Operação Zelotes, as fraudes investigadas eram realizadas por escritórios de advocacia e contabilidade, servidores públicos e conselheiros do órgão, e consistia na manipulação de julgamentos para anular dívidas tributárias das empresas.

Para Paiva, a atuação do Carf favorece as empresas e não atende ao interesse público. “O Carf envolve bilhões de reais. Ele é responsável hoje pelo julgamento de R$ 516 bilhões de créditos tributários. Enquanto o Carf não julga os processos, a Fazenda não pode cobrar os débitos”, esclareceu.

Com informações da EBC

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios