O dirigente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) na região Oeste, Vagner Dalbosco, esteve na Câmara de Vereadores de Xaxim, na última sexta-feira (11), onde foi recebido pela presidente da Casa, vereadora Joseane Sampaio, e pelo contador da instituição, Roni Dal Magro.
A reunião foi solicitada pelo Sindicato para tratar da vaga de Agente de Comunicação, prevista no concurso público que está em andamento na Câmara de Vereadores de Xaxim. De acordo com o edital do concurso, as funções a serem exercidas pelo profissional que assumirá a vaga são premissas de um jornalista profissional, como por exemplo coletar, redigir e transmitir aos veículos de comunicação as notícias de interesse da Câmara de Vereadores. No entanto, o nível de escolaridade exigido para o preenchimento da vaga é apenas o ensino médio.
O dirigente do Sindicato falou à presidente da Câmara sobre a luta da categoria pela qualificação no exercício do jornalismo em diferentes áreas, inclusive nas assessorias de comunicação. Dalbosco citou o importante trabalho de formação profissional realizado pelos cursos de Jornalismo na região Oeste, inclusive no município de Xaxim, e defendeu a importância das instituições públicas estarem em sintonia com este cenário de qualificação da comunicação regional.
Além disso, Dalbosco mencionou as Propostas de Emenda à Constituição (PEC) que tramitam no Congresso Nacional para retomar a exigência de ensino superior em Jornalismo para o exercício da profissão no Brasil, e entregou uma cópia da Lei Estadual 15.460/11, sancionada em abril deste ano e que exige formação superior específica para o cargo de jornalista na administração publica em Santa Catarina.
Receptiva e aberta ao diálogo, a vereadora Joseane elogiou a postura do Sindicato em procurar a Câmara de Vereadores. Ela explicou que está prevista a contratação de um assessor de imprensa com formação superior em Jornalismo para o próximo ano em cargo de confiança, e que a vaga de Agente de Comunicação foi pensada para que tanto jornalistas formados quanto estudantes pudessem participar. Para ela, a prova prevista no edital inclui conhecimentos específicos em Jornalismo, e por isso deve servir de triagem para que os jornalistas com formação superior apresentem seu diferencial.
No entanto, Joseane se comprometeu a consultar a assessoria jurídica da Câmara de Vereadores de Xaxim sobre a possibilidade de mudanças no edital neste momento, no que se refere à exigência de formação superior para a vaga, uma vez que as inscrições já encerraram.