quarta-feira, dezembro 7, 2022
InícioNOTÍCIASSindicato reivindica profissional com formação superior em concurso da Câmara de Vereadores...

Sindicato reivindica profissional com formação superior em concurso da Câmara de Vereadores de Xaxim

O dirigente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) na região Oeste, Vagner Dalbosco, esteve na Câmara de Vereadores de Xaxim, na última sexta-feira (11), onde foi recebido pela presidente da Casa, vereadora Joseane Sampaio, e pelo contador da instituição, Roni Dal Magro.

A reunião foi solicitada pelo Sindicato para tratar da vaga de Agente de Comunicação, prevista no concurso público que está em andamento na Câmara de Vereadores de Xaxim. De acordo com o edital do concurso, as funções a serem exercidas pelo profissional que assumirá a vaga são premissas de um jornalista profissional, como por exemplo coletar, redigir e transmitir aos veículos de comunicação as notícias de interesse da Câmara de Vereadores. No entanto, o nível de escolaridade exigido para o preenchimento da vaga é apenas o ensino médio.

O dirigente do Sindicato falou à presidente da Câmara sobre a luta da categoria pela qualificação no exercício do jornalismo em diferentes áreas, inclusive nas assessorias de comunicação. Dalbosco citou o importante trabalho de formação profissional realizado pelos cursos de Jornalismo na região Oeste, inclusive no município de Xaxim, e defendeu a importância das instituições públicas estarem em sintonia com este cenário de qualificação da comunicação regional.

Além disso, Dalbosco mencionou as Propostas de Emenda à Constituição (PEC) que tramitam no Congresso Nacional para retomar a exigência de ensino superior em Jornalismo para o exercício da profissão no Brasil, e entregou uma cópia da Lei Estadual 15.460/11, sancionada em abril deste ano e que exige formação superior específica para o cargo de jornalista na administração publica em Santa Catarina.

Receptiva e aberta ao diálogo, a vereadora Joseane elogiou a postura do Sindicato em procurar a Câmara de Vereadores. Ela explicou que está prevista a contratação de um assessor de imprensa com formação superior em Jornalismo para o próximo ano em cargo de confiança, e que a vaga de Agente de Comunicação foi pensada para que tanto jornalistas formados quanto estudantes pudessem participar. Para ela, a prova prevista no edital inclui conhecimentos específicos em Jornalismo, e por isso deve servir de triagem para que os jornalistas com formação superior apresentem seu diferencial.

No entanto, Joseane se comprometeu a consultar a assessoria jurídica da Câmara de Vereadores de Xaxim sobre a possibilidade de mudanças no edital neste momento, no que se refere à exigência de formação superior para a vaga, uma vez que as inscrições já encerraram.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios