0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Sustentabilidade é abordada nos primeiros painéis do 35º CNJ

Aberto oficialmente no dia 7 (foto), o 35º Congresso Nacional dos Jornalistas iniciou os debates do dia 8 com o primeiro painel no auditório do Condomínio Fecomércio, em Rio Branco. O tema: “Políticas de proteção das florestas para o equilíbrio ambiental do planeta” foi explanado pelo Procurador-Geral do Estado do Acre, Rodrigo Neves e pelo diretor de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Campelo, com a mediação da vice-presidente regional norte I da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Jane Vasconcelos.

Os representantes do governo focaram as discussões na importância da participação popular para o desenvolvimento das políticas públicas que visam a proteção e o equilíbrio ambiental. A Diretora do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC), Lourdes Sedlacek, diz estar satisfeita com a escolha do tema do 35º CNJ. “Trabalho com projetos voltados para o meio ambiente e acredito que este tema é importante para a nossa profissão. Nós temos a responsabilidade social de levar os debates ao conhecimento das pessoas”, ressalta.

Em seguida, o painel “A política energética e as alternativas para um país sustentável” envolveu os participantes do evento em debate com o professor de Física da Universidade Federal do Acre (UFAC), Francisco Eulálio Alves dos Santos, conhecido como professor Magnésio, e o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Heitor Scalambrini Costa.

A abordagem dos professores partiu de críticas à política energética atual, ressaltando a deficiência da concentração das decisões, limitadas aos membros do Conselho Nacional de Política Energética. Outro grande problema destacado foi o modelo contraditório de desenvolvimento global, que não favorece a sustentabilidade social, nem econômica, baseado numa lógica que leva cada vez mais à destruição do planeta e ao aumento da pobreza mundial. Na explanação sobre a democratização nas decisões e debates referentes à sustentabilidade, os professores frisaram que os jornalistas vêm contribuindo para uma série de avanços no país. O Brasil se destaca em relação a outros países, uma vez que oferece na sua matriz energética mais de 50% em energia renovável.

A delegada estudante Taynara Macedo, representante de Santa Catarina no 35º CNJ, cita o papel do jornalista na popularização do tema sustentabilidade. “Como estudantes de Jornalismo, precisamos ficar atentos a esta responsabilidade pertinente à profissão. Os jornalistas devem se aprofundar no tema desenvolvimento sustentável, estudar e questionar para transmitir informações concretas”, alerta.

Dentre observadores, delegados, membros da organização e palestrantes, participam do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas cerca de 180 pessoas. Depois dos painéis, a programação do evento seguiu para oficinas, eleição da mesa diretora da plenária do evento, aprovação do Regimento Interno e das teses.

Kalyne Carvalho
Assessora de imprensa – Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina

Foto: Hermínio Nunes

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas