O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina participou, no dia 28 de abril, da primeira reunião de negociação coletiva com os representantes as empresas de comunicação do estado. O encontro ocorreu no Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).
A pauta de reivindicações já havia sido entregue aos patrões. No documento, o SJSC pede a reposição da inflação, que totalizou 9,83%, além de aumento real de 5% para todos os salários. A categoria reivindica, também, o aumento no auxílio educação infantil e correção de desvios de função nos contratos de trabalho, entre outros avanços possíveis e necessários para assegurar a valorização do trabalho dos jornalistas.
A advogada Aglaê Oliveira, do Grupo RBS, representou tanto o Sindicato de Jornais e Revistas (Sindejor-SC) como o Sindicato de Emissoras de Rádio e Televisão (Sert-SC). Ela afirmou que não poderia se comprometer com nada antes das assembleias patronais debaterem o assunto e informou que o Sindejor-SC tem assembleia prevista pata o dia 16 de maio.
Foi pré-agendada uma nova reunião para o dia 20 de maio, na sede do SJSC, quando a representação patronal deverá apresentar um posicionamento sobre as reivindicações dos jornalistas.