terça-feira, dezembro 6, 2022
InícioNOTÍCIASJornalista Salim Miguel receberá homenagem neste sábado

Jornalista Salim Miguel receberá homenagem neste sábado

O escritor Salim Miguel receberá homenagem neste sábado, das 16h30 às 19h, em Florianópolis, no Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis. O convite é da mulher Eglê Malheiros e dos filhos. A Academia de Letras de Biguaçu também promoverá sessão solene para lembrar o escritor no dia 11 deste mês e irá abrir a mostra “Vida e Obra do Escritor Salim Miguel”.

O escritor morreu no último dia 22 de abril em Brasília, onde morava há dois anos e onde estão três de seus cinco filhos. Em 2012, ele teve um acidente vascular cerebral e sofreu uma queda em sua casa, em Florianópolis, foi internado e chegou a entrar em coma, mas recuperou-se, embora com sequelas.

Salim nasceu em Kfarsouroun, no Líbano, em janeiro de 1924 e veio para o Brasil com três anos. Seus pais se instalaram em Biguaçu, na Grande Florianópolis, onde o filho cresceu – e onde ambientou uma boa parte de sua obra literária. O primeiro livro, “Velhice e outros contos”, foi publicado em 1951. Ao lado de Eglê Malheiros, professora, ensaísta e escritora, e de outros intelectuais da Ilha de Santa Catarina, criou o Grupo Sul, que revolucionou o meio cultural local com ideias que os modernistas já haviam disseminado nos anos de 1920 no centro do país. O escritor tinha mais de 30 obras publicadas.

No dia 28 de abril, o escritor foi relembrado em discurso do acadêmico Cícero Sandroni, na Academia Brasileira de Letras. Amigo de Salim Miguel, Sandroni contou um pouco da trajetória do autor de “Nur na Escuridão” e foi aplaudido no plenário da ABL.

Fonte: Notícias do Dia

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios