“Jornalismo em Debate”, programa radiofônico produzido pela Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, está no ar já há quase dois anos na webemissora Rádio Ponto UFSC, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, no endereço www.radio.ufsc.br. E a partir deste mês de outubro passou a ser transmitido também pela Rádio Joinville Cultural, em 105.1, naquele município catarinense e região.
O programa é uma produção quinzenal de estudantes de Jornalismo da UFSC, sob a orientação da professora Valci Zuculoto, também diretora da FENAJ e vice-presidente do SJSC. Com mediação do professor Áureo Moraes, a atividade faz parte da Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da Universidade e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC). Desde a estreia, em abril de 2011, foram discutidos temas como liberdade de expressão e de imprensa, exercício da profissão e coberturas jornalísticas sobre temas internacionais, esportivos, policiais, meio ambiente e sustentabilidade, crise econômica mundial, questões indígenas, da representação do gênero feminino, da homofobia, entre outros assuntos que estão na pauta do dia. E além da veiculação ao vivo nas duas emissoras, é possível baixar e ouvir todas as edições anteriores de “Jornalismo em Debate” pois ficam disponíveis no site da Rádio Ponto ( www.radio.ufsc.br ).
A Cátedra FENAJ é um projeto da Federação Nacional dos Jornalistas para intercâmbio e convênios com cursos de Jornalismo do país, com o objetivo de produzir palestras, debates, cursos, programas de rádio ou televisão, seminários, publicações ou outros formatos, sobre temas relativos à prática responsável do jornalismo e à contribuição da mídia para o exercício da cidadania. Por meio do projeto, então, busca-se possibilitar aos estudantes de jornalismo, aos jornalistas e ao público em geral o conhecimento de procedimentos profissionais e sua relação com a ética, com a teoria, com a técnica e com a estética, disseminados em diferentes suportes tecnológicos. Ao mesmo tempo e especificamente para acadêmicos e profissionais, aprofundar e atualizar conhecimentos teóricos e técnicos.
A FENAJ já desenvolveu ou desenvolve a Cátedra com cursos de Santa Catarina, Pará, Alagoas e Rio de Janeiro. Está em vias de implantação em algumas outras escolas e aberta a estabelecer parceria, para a realização do projeto, com todos os cursos interessados. Basta entrar em contato com o Departamento de Educação da FENAJ, pelo e-mail fenaj@fenaj.org.br
O desenvolvimento da Cátedra pode ser através de qualquer um dos formatos previstos no projeto.