0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Cátedra FENAJ se amplia em SC

“Jornalismo em Debate”, programa radiofônico produzido pela Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, está no ar já há quase dois anos na webemissora Rádio Ponto UFSC, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, no endereço www.radio.ufsc.br. E a partir deste mês de outubro passou a ser transmitido também pela Rádio Joinville Cultural, em 105.1, naquele município catarinense e região.

O programa é uma produção quinzenal de estudantes de Jornalismo da UFSC, sob a orientação da professora Valci Zuculoto, também diretora da FENAJ e vice-presidente do SJSC. Com mediação do professor Áureo Moraes, a atividade faz parte da Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da Universidade e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC). Desde a estreia, em abril de 2011, foram discutidos temas como liberdade de expressão e de imprensa, exercício da profissão e coberturas jornalísticas sobre temas internacionais, esportivos, policiais, meio ambiente e sustentabilidade, crise econômica mundial, questões indígenas, da representação do gênero feminino, da homofobia, entre outros assuntos que estão na pauta do dia. E além da veiculação ao vivo nas duas emissoras, é possível baixar e ouvir todas as edições anteriores de “Jornalismo em Debate” pois ficam disponíveis no site da Rádio Ponto ( www.radio.ufsc.br ).

A Cátedra FENAJ é um projeto da Federação Nacional dos Jornalistas para intercâmbio e convênios com cursos de Jornalismo do país, com o objetivo de produzir palestras, debates, cursos, programas de rádio ou televisão, seminários, publicações ou outros formatos, sobre temas relativos à prática responsável do jornalismo e à contribuição da mídia para o exercício da cidadania. Por meio do projeto, então, busca-se possibilitar aos estudantes de jornalismo, aos jornalistas e ao público em geral o conhecimento de procedimentos profissionais e sua relação com a ética, com a teoria, com a técnica e com a estética, disseminados em diferentes suportes tecnológicos. Ao mesmo tempo e especificamente para acadêmicos e profissionais, aprofundar e atualizar conhecimentos teóricos e técnicos.

A FENAJ já desenvolveu ou desenvolve a Cátedra com cursos de Santa Catarina, Pará, Alagoas e Rio de Janeiro. Está em vias de implantação em algumas outras escolas e aberta a estabelecer parceria, para a realização do projeto, com todos os cursos interessados. Basta entrar em contato com o Departamento de Educação da FENAJ, pelo e-mail fenaj@fenaj.org.br
O desenvolvimento da Cátedra pode ser através de qualquer um dos formatos previstos no projeto.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas