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Salário médio dos jornalistas de SC é o 17º menor do Brasil

Mesmo ostentando o 4º PIB per capita do Brasil e o 8º lugar em valores absolutos, nosso estado está entre os que pagam o pior salário médio para os jornalistas (R$ 2.008,97), ocupando a 17ª posição. O Distrito Federal, por sua vez, possui a maior média salarial do País para jornalistas (R$ 6.128,82), seguido do Rio de Janeiro (R$ 4.590,43) e de São Paulo (R$ 4.117,24). O vizinho Paraná vem logo em seguida (R$ 3.133,39), registrando a melhor média entre os estados do Sul. O Rio Grande do Sul anotou uma média salarial de R$ 2.338,22, amargando a 12ª colocação. Atualmente, o estado com a pior remuneração média para jornalistas no Brasil é o Ceará, com R$ 1.479,37 mensais.

As informações fazem parte de um levantamento feito pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2011. As empresas de comunicação de Santa Catarina declararam empregar cerca de 2.400 jornalistas. O maior empregador do país é o estado de São Paulo, com mais de 12 mil empregos formais, à frente dos mercados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

FATURAMENTO

O estudo mostra também que o mercado brasileiro de veículos de comunicação fechou o primeiro semestre deste ano com crescimento bruto de 11% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O crescimento médio do setor entre 2004 e 2011, de acordo com o Projeto Intermeios, foi de 104,56%, um desempenho e tanto, já que o INPC acumulado de 2005 a 2011 foi de 42,20%. Projeção de faturamento do segmento para 2012 é de R$ 28,5 bilhões.

Considerando somente a Região Sul, os indicadores apontaram um crescimento de 6,68% do setor no ano passado, atingindo a expressiva cifra de R$ 3,5 bilhões. O mercado de jornais, rádios e emissoras de televisão no estado movimentou mais de R$ 1,7 bilhão em 2011.

A expectativa das empresas do segmento de comunicação nos estados do Sul é fechar 2012 com um ganho 5,7% superior ao resultado obtido no ano anterior. O meio televisão foi o que mais ampliou o faturamento, atingindo mais de R$ 2,5 bilhão em 2011.

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