Os diretores do SJSC, Bruno Cruz e Cristina de Marco, estiveram na última terça, dia 28 de novembro, no Centro de Comunicação e Expressão da UFSC à convite do Centro Acadêmico Livre de Jornalismo Adelmo Genro Filho (CALJ) para debater estágio.
Durante a conversa, os estudantes relataram a falta de supervisão, baixa remuneração, desrespeito da carga de 4 horas e substituição da mão de obra profissional por estagiários como os principais problemas. Existem casos inclusive de contratação de estudantes via CLT para fazer função de jornalista com salário abaixo do piso profissional.
Ficou deliberado que o SJSC e o CALJ vão procurar a Coordenação do Curso de Jornalismo da UFSC com o objetivo de elaborar uma cartilha sobre os direitos e deveres do estagiário em jornalismo, ampliar a fiscalização do exercício irregular da profissão, fomentar a criação de novas vagas de estágio que respeitem os objetivos do estágio curricular e dialogar com o setor competente da UFSC sobre os estágios em jornalismo oferecidos pela própria universidade.