0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

“Os filhos de Juventina” é o novo livro do jornalista Ricardo Medeiros

Pobreza, racismo, crianças separadas na infância, mortes e a volta por cima. Estes são alguns dos elementos do enredo do novo livro do jornalista Ricardo Medeiros. A obra gira em torno da personagem Juventina, mulher de um metro e meio de altura, olhos castanhos, magrinha. Cafuza, resultado da miscigenação entre indígenas e negros, sua pigmentação de pele era escura e possuía cabelos lisos, presos em forma de coque, puxados para trás e amarrados no alto da cabeça. Aos 16 anos, casou-se com o viúvo Manoel Florêncio, 40, ex-escravizado. A união se deu no limiar do século 20, em 10 de abril de 1905. No ano seguinte, Juventina gerou o primeiro filho. Depois, vieram mais oito. Sem condições financeiras, o casal entregou dois deles para outras famílias. O caçula nasceu quando Juventina já contava 43 anos, e omarido, lavrador, 66.

Como promete o título do livro, Ricardo Medeiros vai desfiando a trajetória de cada filho de Juventina, como Maria dos Prazeres, que, aos 8 anos, vai trabalhar em uma residência em troca de alimentação e roupa. Ficou pura até os 37 anos, quando conheceu Alfredo, viúvo, 47 anos, que havia participado da Segunda Guerra Mundial. O casamento de mulher preta com o homem branco resultou no nascimento de duas crianças. Da mãe Juventina, herdou os dons de parteira ebenzedeira.

PRÉ-VENDA

Os filhos de Juventina é o décimo terceiro livro de Ricardo Medeiros. A obra já está em pré-venda pela editora Dois Por Quatro (https://www.doisporquatro.com/os-filhos-de-juventina)com 50% de desconto. O jornalista e escritor também é autor de Aldírio Simões: o manezinho-maior (2023) e Uda Gonzaga: a primeira-dama do morro da Caixa (2022).

SOBRE O AUTOR

Ricardo Leandro de Medeiros é filho de Sebastião e Margarida, veio ao mundo pelas mãos da avó Juventina, em 4 de setembro de 1963. Irmão de Raquel, Roseli (Rose), Rejane (Jane), Roberto (Beco), Rudiberto (Rudi), Rosana Bruna, Ivan, Ivana e Renato (Naco). Estudou durante o primário na Escola Lúcia do Livramento Mayvorne, no popular Morro da Caixa (1971-1974), e cursou a quinta série na Escola Lauro Muller (1975), estabelecimentos de ensino de Florianópolis.

De retorno com a família para o meio-oeste catarinense, em Herval d’Oeste, foi matriculado na Escola Melo Alvim (1976), concluindo o ensino fundamental no Colégio São José (1977-1978). Cursou o antigo segundo grau no Colégio Cristo Rei (1979-1981), em Joaçaba, município vizinho a Herval.

Formado em Jornalismo, em 1986, na Universidade Federal de Santa Catarina, tem mestrado e doutorado pela Le Mans Université, França. É a 13ª obra do escritor, que lançou Aldírio Simões: o manezinho-maior (2023), Uda Gonzaga: a primeira-dama do Morro da Caixa (2022), bem como Quatro Mulheres (2020). Já lecionou em três instituições de ensino superior: Unisul, Estácio SC e UFSC.

É assessor de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

FICHA TÉCNICA

Os filhos de Juventina

Autor: Ricardo Medeiros

Formato: 16 x 23 cm

ISBN: 978-65-88812-79-2

Editora: Dois Por Quatro

Ano: 2024

Contato com o autor: (48) 98411-0911 – ricardoleantrodemedeiros@gmail.com

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas