0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Câmara Municipal de Blumenau aprova moção de apoio a jornalistas

Os vereadores de Blumenau aprovaram por unanimidade na sessão do dia 27/08 a Moção 152/2009 de apoio à obrigatoriedade de diploma para o exercício da profissão de jornalista, “haja vista que a ausência de formação técnica terá efeito prejudicial para a sociedade”. O documento acrescenta ainda que “a atividade jornalística requer qualificação profissional específica, indispensável à proteção da coletividade, como ética e responsabilidade, as quais são lecionadas e aprimoradas com a formação universitária, que inclui lições sobre engajamento social, realidade contemporânea, domínio da técnica e da linguagem especializada”.

O SJSC conseguiu até agora o apoio de 12 Câmaras Municipais, com aprovação de Moções em Araranguá, Blumenau, Chapecó, Concórdia, Coronel Freitas, Criciúma, Florianópolis, Forquilhinha, Itajaí, Meleiro, Seara e Siderópolis.

A Assembléia Legislativa de Santa Catarina também aprovou duas moções, propostas pelos deputados estaduais José Paulo Serafim (PT) e sargento Amauri Soares (PDT), e que contaram com adesão dos demais parlamentares.

Foto: Diretores Aristheu Formiga e Fernando Arteche Hamilton, campanha defesa do diploma, agosto/2008.

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Leia abaixo texto da Assessoria de Imprensa da Câmara de Blumenau

Jornalistas solicitam apoio a diploma; moção é aprovada

Representantes do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e da Associação de Imprensa do Vale do Itajaí (ASSIMVI) solicitaram apoio da Câmara de Blumenau à PEC – Proposta de Emenda Constitucional que exige diploma de curso superior de Comunicação Social para o exercício da profissão de jornalista.

O diretor do Sindicato Aristheu Formiga relatou o encontro de jornalistas e estudantes de Blumenau, ocorrido recentemente, que decidiram pela defesa do diploma como forma de ingresso na profissão. “A sociedade em que vivemos mudou radicalmente em relação a 10 anos atrás. Passamos de um modelo onde a produção fabril deu espaço à sociedade da informação. Hoje o ativo profissional informacional é mais importante ou tão igual ao ativo patrimonial”.

Acrescentou ainda que “nós vivemos da sociedade do conhecimento, onde o conhecimento cada vez mais é um ativo importante na construção de carreiras, na construção e defesa da cidadania. Neste sentido, requer-se mais do que nunca, a profissionalização de todas as ações. Não existe mais espaço para voluntarismo, mesmo na área de comunicação”, analisou Formiga. O dirigente sindical considerou ainda que “o profissionalismo se faz aprendendo na universidade, porque a sociedade precisa ser informada. É um direito ter acesso à boa informação, que se aprende na escola, onde também se aprende ética, técnica, fundamentos de como falar, fundamentos da língua e cidadania”, disse.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas