A Câmara Municipal de Meleiro aprovou Moção de Apoio à luta dos jornalistas e em defesa do diploma na sessão do dia 21 de julho. A votação por unanimidade contou com os votos dos vereadores do PMDB, PT, PSDB e PPS e representa o engajamento daquele poder “na luta pela obrigatoriedade do diploma de jornalistas para o exercício desta profissão”.
O documento com cópias encaminhadas ao SJSC e À FENAJ destaca “que a ausência de formação técnica para a profissão terá efeito prejudicial à sociedade, já que a atividade jornalística requer qualificações profissionais específicas, indispensáveis a proteção da coletividade, como ética e responsabilidade, as quais são lecionadas e aprimoradas com a formação universitária, que inclui lições sobre engajamento social, realidade contemporânea, domínio da técnica da linguagem especializada, entre outras”.
Com essa aprovação, o SJSC já conseguiu apoio de oito Câmaras Municipais, com aprovação de Moções: Chapecó, Concórdia, Coronel Freitas, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Seara e agora Meleiro.
A Assembléia Legislativa de Santa Catarina também aprovou duas moções, propostas pelos deputados estaduais José Paulo Serafim (PT) e sargento Amauri Soares (PDT), e que contaram com adesão dos demais parlamentares.