0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

SJSC apresentou propostas no seminário preparatório à Conferência Nacional de Comunicação


Os diretores Josemar Sehnem e Luis Prates representaram o SJSC no Seminário Nacional dos Jornalistas, encontro preparatório à Conferência Nacional de Comunicação. O encontro realizado nos dias 18 e 19/07, em São Paulo-SP, pretendeu reunir sugestões da categoria para a I Conferência, que ocorre em dezembro desse ano.

Leia abaixo o relato de Luis Prates sobre o seminário:

“A FENAJ preparou palestras sobre diversos temas que serão discutidos na Confecom, assim como os trabalhadores da comunicação e a Conferência, o FNDC e a Confecom, liberdade de expressão e jornalismo e outros temas sempre apresentados pelos dirigentes da FENAJ.

Ao término de cada tema, abria-se para o debate e encaminhamentos. Foi sem dúvida de grande importância este seminário. Tem que ser realizados outros, mas com uma discussão mais aprofundada na questão da qualidade de ensino do jornalismo, do papel no dia-a-dia do jornalista nos veículos de comunicação.

O jornalismo vem passando por uma grande transformação, tanto através da tecnologia como nos moldes de trabalho; e do lado patronal eles estão sabendo como lidar com essas mudanças, aproveitando para lucrar cada vez mais e esmagar os trabalhadores.

Já pelo lado dos profissionais, eles estão perdidos, submetendo-se a precarização da profissão, e a falta de ética contribui para a queda da qualidade no jornalismo. Isso, com certeza é muito ruim para a sociedades. O jornalismo está distante da população, não vem cumprindo seu papel social, apenas divulgando informações “releases” da versão oficial da história. Dificilmente são vistas matérias bem elaboradas, investigativas, de cunho social”.

Debates

Durante os dois dias foram debatidas e elaboradas propostas de Políticas Públicas para as comunicações, aprofundando, entre os jornalistas, debates sobre questões centrais que estarão em disputa na Confecom. Algumas destas questões são Controle Público e Marco Regulatório, Sistemas público, estatal e privado, Liberdade de Expressão e temas diretamente ligados ao Jornalismo como Lei de Imprensa, CFJ e regulamentação profissional. Também se destacam as temáticas regionalização, inclusão social, diversidade cultural e religiosa, digitalização e convergência tecnológica nas comunicações.

Todos esses temas estão dentro de três eixos estratégicos: Meios, tendo como prisma a mudança do analógico para o digital, Cadeia Produtiva, do consumidor ao cidadão, e Sistemas, do perfil corporativo para o controle público. (com informações da FENAJ).

Foto: Luis Prates

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas