segunda-feira, novembro 28, 2022
Google search engine
InícioNOTÍCIASOs 40 anos de Singradura com Flávio José Cardozo

Os 40 anos de Singradura com Flávio José Cardozo

nesta quarta-feira, a partir das 19h, no plenarinho da ALESC

“Ao raiar da segunda-feira, remanescia apenas o tom desinsofrido de idos pandemônios – esgarçamento de nuvens, esgalharias e frutinhas soltas, barcos meio emborcados e humildes por tal derrota na firmeza da terra, em retaguarda. Umidades flutuavam ainda; mas tudo, enfim, era um saldo: o diabo foi-se, se foi cansado com a própria malvadeza. E um sol agora já fariscava o dia, amadurando nos lados da Armação.”

O parágrafo acima inicia o brilhante “Desafogados”, do livro Singradura, do jornalista e escritor Flávio José Cardozo. Mais do que um parágrafo inicial, é motivador para renovar o convite para um círculo de palavras que com o autor os jornalistas tem amanhã, quarta-feira, a partir das 19h, no plenarinho da Assembléia Legislativa de Santa Catarina.

O encontro desta quarta-feira é para comemorar os 40 anos do primeiro livro de Flávio, o fantástico conjunto de 20 contos do Singradura, impresso pela Editora Globo, de Porto Alegre. Vale ressaltar outra figura importante nesta obra: o planejamento gráfico do Singradura é da autoria da portuguesa Cremilda de Araújo Medina, hoje doutora e professora na Universidade de São Paulo. Funcionário da Editora Globo, Cremilda também auxiliou na montagem da capa, dividindo crédito com Henrique G. Arnholdt.

O convite do Sindicato dos Jornalistas de SC para este encontro com Flávio José Cardozo é para além da lembrança das quatro décadas do primeiro livro, nascido premiado no 1º Concurso Nacional de Contos do Paraná. É também para saber mais sobre a profissão de jornalista, que Flávio exerceu na redação como contador de histórias diárias, aquele que vê para além da notícia, o cronista.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios