0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Conselho de Representantes define data da eleição da FENAJ e divulgação de pesquisa

Reunido no dia 16 de março, o Conselho de Representantes da FENAJ definiu a data da eleição da entidade e elegeu a Comissão encarregada de coordenar o processo. Entre outras questões, o Conselho decidiu, também, divulgar os resultados da Pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro” no dia 4 de abril.

A reunião contou com a participação de dirigentes de 21 Sindicatos de Jornalistas do país. Nela, além da aprovação por unanimidade da prestação de contas da FENAJ referente a 2012, foi acatada a criação do Prêmio Nacional Chico Mendes de Jornalismo, que contará com a chancela da FENAJ e cujo projeto de viabilização ficou a cargo do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro. Deliberou-se ainda que as negociações envolvendo os funcionários da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) tenham o acompanhamento dos Sindicatos onde a empresa mantém suas praças (Distrito Federal, Município do Rio de Janeiro, Maranhão e São Paulo).

Definida a data da eleição da FENAJ para os dias 16, 17 e 18 de julho, a Comissão Eleitoral Nacional, composta pelos jornalistas Cláudio Curado, Benildes Rodrigues, Iran Alfaya, Sueli Freitas e Gésio Passos, tendo como suplentes Amadeu Mêmolo e Najla Passos, definirá todo o calendário e regras da eleição com base nas disposições estatutárias da entidade e regimentos eleitorais anteriores.

Na reunião do Conselho, presidida pela delegada do SJSC Tânia Machado, o coordenador da pesquisa, jornalista e professor Jacques Mick, do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), apresentou os dados consolidados da pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro”, iniciada no ano passado. O Conselho de Representantes da FENAJ aprovou o lançamento nacional do relatório da pesquisa no dia 4 de abril, em Brasília, em alusão ao Dia Nacional do Jornalista.

Além de Tania Machado, também participaram da reunião do Conselho de Representantes da FENAJ os diretores do SJSC Valmor Fritsche e Valci Zuculoto.

Pesquisa inédita

Considerada a maior pesquisa de perfil já realizada no Brasil, com margem de erro inferior a 2%, foi desenvolvida por meio de respostas colhidas de quase 5 mil jornalistas de todas as unidades da federação e também do exterior. “Perfil profissional do jornalista brasileiro” é um projeto de pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Transformações no Mundo do Trabalho da UFSC (TMT/UFSC) em parceria com a FENAJ e que contou com o apoio do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e da Associação Brasileira de Pesquisadores do Jornalismo (SBPJor).

Depois de reunidas as respostas do questionário, a base de dados passou por um processo de análise e eliminação de respostas incompletas ou de má-fé. A interpretação dos dados dependeu de uma análise de consistência da amostragem. Para tanto, foi feita uma comparação entre as respostas obtidas com a participação voluntária dos jornalistas e as respostas colhidas por telefone ou email junto a uma amostra selecionada entre mais de 92 mil nomes de profissionais registrados em funções jornalísticas, em relações fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

APIJOR
Após a reunião do Conselho de Representantes, houve assembleia da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual dos Jornalistas (APIJOR – http://www.autor.org.br/), que renovou seu conselho diretivo. Com mais de 10 mil jornalistas associados em todo o país, a APIJOR completa 13 anos em outubro de 2013. HermínioNunes, diretor do SJSC, foi indicado para o Conselho Fiscal da entidade.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas