As comemorações dos 45 anos do Curso de Jornalismo da UFSC iniciam nesta quinta-feira, 21, com a presença dos jornalistas Cesar Valente e Fernando Mitre, a partir das 14 horas, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), Bloco D, no Campus Trindade.
Cesar Valente abre o evento com a palestra “Tinha tudo pra dar errado” seguido de Mitre, que ministrará a aula inaugural do semestre 2024-1 do curso de Jornalismo com uma Aula Magna, versando sobre suas experiências como mediador de debates presidenciais e questões relativas à democracia a partir da redemocratização do Brasil.
Haverá também o lançamento do livro de Mitre, “Debate na veia: nos bastidores da tevê – a Democracia no centro do jogo”, publicado pelas editoras Letras Selvagem e Kotter Editorial.
A obra, de 312 páginas, traz histórias dos debates eleitorais televisivos que o autor, como diretor de jornalismo da TV Bandeirantes, criou e acompanhou in loco. A publicação vem prefaciada pelo antropólogo Roberto DaMatta. A partir das 16h, o autor realizará sessão de autógrafos e fotos.
Cesar Valente
Atuou profissionalmente na prática e no ensino sobre reportagem, edição, produção gráfica, assessoria de comunicação e administração jornalística. Iniciou no jornalismo em 1970, no jornal O Estado, em Florianópolis.
Foi repórter, redator, cronista, ilustrador, cartunista, designer gráfico, professor universitário, coordenador de curso universitário, editor, chefe de redação, secretário de redação e sócio-proprietário de empresa jornalística.
Em Florianópolis, trabalhou no Governo do Estado, no jornal O Estado, na UFSC e na revista Empreendedor; em Porto Alegre, na TV Gaúcha, na Rádio Gaúcha e no Diário do Sul; em Brasília, na EBN e na Gazeta Mercantil; e em São Paulo, na Companhia de Notícias e na Gazeta Mercantil. Em 1979, fez parte da comissão que criou o Curso de Jornalismo da UFSC.
Na internet, manteve o Carta Aberta – uma espécie de livro de crônicas, de 2002 a 2005 –, como complemento à coluna De Olho na Capital – no Diarinho, de 2005 a 2014. Em 2018, criou a Multitarefa Serviços Ltda., que presta serviços de museologia e de comunicação.
Fernando Mitre
Sinopse do livro:
“Essa saga de produzir tais eventos, cruciais numa democracia, é o que você vai encontrar no texto do maior e mais experiente produtor de debates ou duelos políticos no Brasil. Aqui, o jornalista Fernando Mitre atinge, na veia, este palco revelando o ‘candidato’ a olho nu e em estado de graça.
Fernando Mitre relembra os momentos mais emocionantes e pitorescos destes rituais pré-eleitorais. Ademais, o leitor é gratamente surpreendido em desvendar o aprendizado político do jornalista. Aqui, vale destacar a sua diamantina isenção democrática e profissional na condução dos debates, o que faz com que eu recomende esse livro aos estudantes de jornalismo. Pois ele demonstra a possibilidade tão criteriosamente relembrada por Fernando Mitre de escolher a isenção.
Escolha difícil, sem dúvida, opção que neste Brasil de hoje parece impossível, mas que surge em toda a sua integridade moral nos bastidores deste livro. É onde está o coração do bom jornalismo e da democracia.” (trecho do prefácio de Roberto DaMatta).
Sobre o autor:
Fernando Mitre iniciou sua carreira no jornalismo há 60 anos, no jornal Correio de Minas. Passou pelo Diário de Minas e o semanário O Binômio. Integrou a equipe que fundou o Jornal da Tarde (SP), onde foi diretor de redação por 13 anos. Em 1989, passou a trabalhar na Rede Bandeirantes de Televisão, na qual se tornou, desde 1999, diretor nacional de jornalismo.