0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Jornalistas Cesar Valente e Fernando Mitre abrem comemorações dos 45 anos do curso de Jornalismo da UFSC nesta quinta-feira (21)

As comemorações dos 45 anos do Curso de Jornalismo da UFSC iniciam nesta quinta-feira, 21, com a presença dos jornalistas Cesar Valente e Fernando Mitre, a partir das 14 horas, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), Bloco D, no Campus Trindade.

Cesar Valente abre o evento com a palestra “Tinha tudo pra dar errado” seguido de Mitre, que ministrará a aula inaugural do semestre 2024-1 do curso de Jornalismo com uma Aula Magna, versando sobre suas experiências como mediador de debates presidenciais e questões relativas à democracia a partir da redemocratização do Brasil.

Haverá também o lançamento do livro de Mitre, “Debate na veia: nos bastidores da tevê – a Democracia no centro do jogo”, publicado pelas editoras Letras Selvagem e Kotter Editorial.

A obra, de 312 páginas, traz histórias dos debates eleitorais televisivos que o autor, como diretor de jornalismo da TV Bandeirantes, criou e acompanhou in loco. A publicação vem prefaciada pelo antropólogo Roberto DaMatta. A partir das 16h, o autor realizará sessão de autógrafos e fotos.

Cesar Valente

Atuou profissionalmente na prática e no ensino sobre reportagem, edição, produção gráfica, assessoria de comunicação e administração jornalística. Iniciou no jornalismo em 1970, no jornal O Estado, em Florianópolis.

Foi repórter, redator, cronista, ilustrador, cartunista, designer gráfico, professor universitário, coordenador de curso universitário, editor, chefe de redação, secretário de redação e sócio-proprietário de empresa jornalística.

Em Florianópolis, trabalhou no Governo do Estado, no jornal O Estado, na UFSC e na revista Empreendedor; em Porto Alegre, na TV Gaúcha, na Rádio Gaúcha e no Diário do Sul; em Brasília, na EBN e na Gazeta Mercantil; e em São Paulo, na Companhia de Notícias e na Gazeta Mercantil. Em 1979, fez parte da comissão que criou o Curso de Jornalismo da UFSC.

Na internet, manteve o Carta Aberta – uma espécie de livro de crônicas, de 2002 a 2005 –, como complemento à coluna De Olho na Capital – no Diarinho, de 2005 a 2014. Em 2018, criou a Multitarefa Serviços Ltda., que presta serviços de museologia e de comunicação.

Fernando Mitre

Sinopse do livro:

“Essa saga de produzir tais eventos, cruciais numa democracia, é o que você vai encontrar no texto do maior e mais experiente produtor de debates ou duelos políticos no Brasil. Aqui, o jornalista Fernando Mitre atinge, na veia, este palco revelando o ‘candidato’ a olho nu e em estado de graça.

Fernando Mitre relembra os momentos mais emocionantes e pitorescos destes rituais pré-eleitorais. Ademais, o leitor é gratamente surpreendido em desvendar o aprendizado político do jornalista. Aqui, vale destacar a sua diamantina isenção democrática e profissional na condução dos debates, o que faz com que eu recomende esse livro aos estudantes de jornalismo. Pois ele demonstra a possibilidade tão criteriosamente relembrada por Fernando Mitre de escolher a isenção.

Escolha difícil, sem dúvida, opção que neste Brasil de hoje parece impossível, mas que surge em toda a sua integridade moral nos bastidores deste livro. É onde está o coração do bom jornalismo e da democracia.” (trecho do prefácio de Roberto DaMatta).

Sobre o autor:

Fernando Mitre iniciou sua carreira no jornalismo há 60 anos, no jornal Correio de Minas. Passou pelo Diário de Minas e o semanário O Binômio. Integrou a equipe que fundou o Jornal da Tarde (SP), onde foi diretor de redação por 13 anos. Em 1989, passou a trabalhar na Rede Bandeirantes de Televisão, na qual se tornou, desde 1999, diretor nacional de jornalismo.

 

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas