0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Patrões travam assinatura do acordo

A superação do impasse com relação às Negociações Coletivas 2017/2018 e 2018/2019 dos jornalistas de Santa Catarina ganhou um novo entrave nesta semana. Em assembleia  realizada na segunda-feira (16/07), o sindicato patronal de impressos de SC adotou um posicionamento com relação a uma cláusula de financiamento da estrutura sindical dos jornalistas que inviabiliza um entendimento. Por isso o SJSC convoca a categoria para Assembleia Geral em dois turnos, na sexta-feira (20/07), às 14h, em frente à NSC, e segunda-feira (23/07), às 14h, na RIC/ND.

Na última rodada formal de negociação, no dia 20 de junho, os representantes do SJSC e do sindicato patronal construíram acordo em relação a cláusulas econômicas e sindicais que viabilizariam o entendimento relativamente às datas base de 2017 e 2018. Ao final, porém, a postura patronal retomou a controvérsia quanto à autorização expressa e individual X autorização expressa e coletiva para o desconto das contribuições dos jornalistas visando a sustentação financeira de sua entidade representativa.

De lá para cá, o diálogo resumiu-se a contatos telefônicos entre dirigentes das duas entidades. “Formulamos uma proposta alternativa visando o entendimento, mas infelizmente a visão patronal é de que a única parte que tem que ceder é a da categoria profissional”, diz o presidente do SJSC, Aderbal Filho.

Um avanço foi o comunicado expedido no dia 26 de junho pelo Sindicato patronal orientando as empresas do segmento a pagarem o piso referente a maio de 2017 (R$ 2.420,00) – valor já acordado com o SJSC, o reajuste nos demais salários em 3,99% (também retroativo a maio/17) e a pagarem as diferenças salariais em até duas vezes, iniciando na folha de julho.

Também já estava bastante avançado o entendimento com relação ao piso de 2018 em R$ 2.461,00 e o reajuste dos salários em 1,69% (INPC acumulado até abril/2018). “Mas os patrões se apegam a um entendimento que ignora as deliberações das assembleias dos jornalistas e deixam em banho-maria a validação de diversos outros direitos da categoria”, protesta o presidente do SJSC.

A assembleia em dois turnos, no dia 20 em frente à NSC e no dia 23 na RIC/ND visa consultar a categoria sobre os novos encaminhamentos da campanha salarial.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas