Está aberta a chamada para submissão de trabalhos ao 5º Encontro Regional Sul de História da Mídia – Alcar Sul 2014. O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de março na Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis e terá como tema 50 anos do Golpe Militar de 64 – A história que a mídia faz, conta ou não conta. No site do evento alcarsul2014.sites.ufsc.br já podem acessar a chamada de trabalhos e a programação completa ainda em fase de organização e confirmações. Nos próximos dias, também já estarão disponíveis as inscrições gerais e orientações para os pagamentos das taxas.
A promoção é da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), com realização do Jornalismo da UFSC ( Departamento e Curso de Jornalismo e PosJor – Programa de Pós Graduação em Jornalismo). Poderão ser inscritos nos Grupos Temáticos artigos elaborados por docentes, pesquisadores e/ou estudantes de pós-graduação; trabalhos produzidos por estudantes dos cursos de graduação, em co-autoria com seus orientadores; textos produzidos pelos profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia ou das respectivas profissões.
A submissão de trabalhos vai até 26 de janeiro de 2014.Inscrições gerais (sem apresentação de trabalho) serão de 16 de dezembro de 2013 a 10 de março de 2014. Para outras informações acesse: alcarsul2014.sites.ufsc.br
CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: http://alcarsul2014.sites.ufsc.br/inscricao/submissao-de-trabalhos/
5º Encontro Regional Sul de História da Mídia – ALCAR SUL 2014
Tema geral : 50 anos do Golpe Militar de 64 – A história que a mídia faz, conta ou não conta
Promoção: Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), em parceria com a Universidade Federal de Santa CatarinaPoderão inscrever-se nos Grupos Temáticos as seguintes modalidades de trabalhos:
a) Artigos escritos por docentes, pesquisadores e/ou estudantes de pós-graduação;
b) Trabalhos produzidos por estudantes dos cursos de graduação, em co-autoria com os respectivos orientadores;
c) Textos produzidos pelos profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia ou das respectivas profissões.
CALENDÁRIO DE INSCRIÇÕES
16 de DEZEMBRO de 2013 a 26 de JANEIRO de 2014
Envio dos aceites: até 31 de JANEIRO de 2014
Confirmação e pagamento da inscrição para apresentação de trabalho e inclusão na programação e nos Anais do evento: até 28 DE FEVEREIRO de 2014
Inscrições gerais (sem apresentação de trabalho): 16 de DEZEMBRO de 2013 a 10 de MARÇO de 2014
Os textos completos, segundo normas editoriais do evento, deverão ser enviados para o endereço eletrônico do(s) coordenador(es) do GT a que se destina, aguardando confirmação de recebimento. Estes arquivos deverão ser enviados simultaneamente para os e-mails do(s) coordenador(s) e o e-mail da coordenação científica: comitecientificoal
Os aceites serão enviados na medida em que os trabalhos forem sendo avaliados pelos coordenadores e/ou pareceristas.
Importante: O recebimento, a avaliação e a aprovação de trabalhos submetidos aos GTs não ficam condicionados à inscrição no evento. Entretanto, só poderão participar do evento, apresentar paper no GT, receber certificados e constar nos anais, trabalhos cujos pesquisadores comprovarem a inscrição e o pagamento da respectiva taxa.
Formulário de Inscrição: clique aqui
Quer se tornar sócio da Alcar? Para mais informações acesse o link: http://www.ufrgs.br/alcar/
O pagamento deve ser efetuado com depósito identificado na conta corrente _________________, agência _________, beneficiado _______________________, CPF _________________________, n° de operação_______________. Após efetuado o pagamento, enviar comprovante para o e-mail: tesourariaalcarsul2014@gmail.
NORMAS EDITORIAIS
O trabalho deve conter:
Título: em negrito, fonte Times New Roman, 14, centralizado. Incluir nota de rodapé informando em qual GT o trabalho será apresentado.
Autor(es): último sobrenome em maiúsculas, titulação ou graduação, identificação da instituição e unidade de federação – em Times New Roman, 12, centralizado, duas linhas após o título. Incluir nota de rodapé com breve currículo do autor e endereço eletrônico.
Resumo: entre 10 e 15 linhas, deve ser formatado em fonte Times New Roman, 10, justificado, entrelinhamento simples.
Palavras-chave: o resumo deve ser seguido por, pelo menos, três palavras-chave, sendo a primeira ancorada na temática do respectivo GT e as demais especificando sub-áreas temáticas ou interfaces disciplinares.
Texto: alinhamento justificado; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,5, margem superior/inferior e esquerda/direita 3 cm, de 10 a 15 páginas, incluindo bibliografia.
Referências: conforme norma da ABNT
Atenção: clique aqui para baixar o modelo de submissão de trabalho.
Informações importantes:
1) Os textos completos devem ser salvos em formato .pdf e ter como título o GT específico, nome e sobrenome do autor (por exemplo, gtjornalismo_joao_
2) Os autores devem aguardar resposta de confirmação do recebimento pelo respectivo coordenador.
3) Na ausência de resposta imediata, recomenda-se fazer nova remessa, para evitar problemas de extravio.
4) Os coordenadores de grupos temáticos somente incluirão no programa do evento e os organizadores locais somente publicarão nos Anais Eletrônicos aqueles trabalhos cujos autores estiverem formalmente inscritos.
5) Cada autor só pode submeter um trabalho como autor principal e, no máximo, dois trabalhos como autor secundário.
- São considerados autores principais: graduados, especialistas, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores.
- Os graduandos só podem inscrever trabalhos em co-autoria com seus respectivos orientadores.
6) Os trabalhos devem ter o número máximo de 5 (cinco) autores (autor principal + co-autores).
GRUPOS TEMÁTICOS (GTs) E COORDENADORES DO 5º ALCAR SUL
História do Jornalismo
Coordenador: Prof. Dr. Márcio Fernandes (Unicentro/PR) – marciorf@globo.com
Ementa: História do jornalismo: aspectos teóricos e conceituais. Estudos de jornalismo: aspectos históricos. Os jornais como lugares de construção historiográfica. Os jornais como objeto de estudos históricos. Aspectos da conformação do campo profissional. A trajetória histórica do jornalismo e dos jornalistas no Brasil. Estudos de caso referentes a espaços sociais e veículos determinados. Os jornais como fonte historiográfica.
História da Publicidade e da Comunicação Institucional
Coordenador: Prof. Dr. Clóvis Reis (FURB) – clovis@furb.br
Ementa: Estuda a história e os processos de comunicação e de relacionamento, internos e mercadológicos, estabelecidos entre as instituições, públicas, privadas e não governamentais, e seus diferentes públicos. Contempla aspectos teóricos, técnicos e práticos da publicidade e propaganda e da comunicação institucional, inclusive os ligados ao ensino e à pesquisa, bem como as suas interfaces com as mais variadas ciências. Trata das questões epistemológicas, culturais, ideológicas, éticas, estratégicas e de gestão do campo, bem como das múltiplas linguagens, estéticas, mídias, profissões e da organização do trabalho.
História da Mídia Digital
Coordenadora: Sandra Rubia da Silva (UFSM) – sandraxrubia@gmail.com
Ementa: O objetivo é construir a memória dos conteúdos digitais disseminados por intermédio da mídia on-line (redes de computadores), off-line (CD-ROM, DVD) e por dispositivos de comunicação sem fio como celular e assistente digital pessoal (Personal Digital Assistant – PDA), revelando processos, formas, técnicas e experiências precursoras desse novo sistema de comunicação social.
História da Mídia Impressa
Coordenadora: Prof. Dra Rosemeri Laurindo (FURB) – roselaurindo@gmail.com
Ementa: Aborda a história da imprensa como mídia (massiva, erudita ou popular), valorizando sua relevância como mais antigo suporte industrial da informação no Brasil. O grupo tem recebido predominantemente trabalhos sobre a produção, a edição e a leitura de jornais, mas está aberto aos estudos sobre revistas, livros, volantes, enfim sobre os processos comunicacionais que fluem através dos impressos brasileiros.
História da Mídia Sonora
Coordenadora: Valci Zuculoto (UFSC) – valzuculoto@hotmail.com
Ementa: O grupo abrange trabalhos de pesquisas históricas sobre o rádio ou outros suportes que trazem a linguagem do áudio. Estuda-se a especificidade da linguagem, dos formatos, dos gêneros, da tecnologia, dos efeitos na recepção e busca-se resgatar personagens, programas, sonoridades ou a cobertura de episódios que marcaram a vida da sociedade brasileira, valorizando a diversidade regional.
História da Mídia Audiovisual e Visual
Coordenador: Prof. Dr. Flavi Lisboa (UFSM) – flavilisboa@gmail.com
Ementa: Resgatar, sistematizar e debater a história de temas e processos pertencentes à comunicação audiovisual (cinema, televisão, vídeo e outras mídias que combinem palavra, imagem e som) e pictórica (quadrinhos, cartuns, fotografias, cartazes e congêneres). O grupo acolhe reflexões desde o advento dessas formas de representação até os dias atuais, no cenário brasileiro e em estudos comparativos com o cenário internacional. Busca ainda focalizar os processos midiáticos e retratar personagens pioneiras e suas descobertas.
História da Mídia Alternativa
Coordenadora: Karina Janz Woitowicz (UEPG) – karinajw@hotmail.com
Ementa: A presença de veículos alternativos (impressos, sonoros, audiovisuais e on-line) na história da comunicação, compreendendo os seguintes enfoques: mídia alternativa em tempos de repressão; mídia nos movimentos de resistência; comunicação nas organizações populares; mídia e minorias representativas; demais formatos e alternativas de produção popular/comunitária/
Historiografia da Mídia
Coordenadora:
Prof. Dra. Aline Strelow (UFRGS) – alinestrelow@terra.com.br
Ementa: O objetivo deste GT é discutir temáticas que problematizem a produção do conhecimento contemporâneo na interseção entre mídia e história. Dois aspectos fundamentais: a escrita histórica contemporânea em sua relação com a escrita midiática e a produção de história, memória e esquecimento a partir dos meios de comunicação. Investiga-se também a produção do acontecimento histórico/memorável na relação mídia e história; temporalidade e meios de comunicação; hermenêutica histórica e mídia; memória e meios de comunicação, narrativa da história e narrativa da mídia, a história como produto midiático; escrita midiática como escrita da história; o passado como objeto dos meios de comunicação.