Jornalistas, professores e estudantes de jornalismo da Unidavi participaram na noite de quarta-feira (12/08) em Rio do Sul de uma assembléia para formar o grupo local em defesa da formação e regulamentação profissional. Durante o encontro, o presidente Rubens Lunge historiou aos participantes sobre as ações que o SJSC desenvolve em Santa Catarina desde que o STF derrubou a exigência do diploma.
O professor do curso de jornalismo da Unidavi, Xico Stocker, destacou a formação do comitê regional, salientando que a iniciativa irá reforçar as ações de um grupo de estudantes que já vem se mobilizando em defesa da profissão. “Esse grupo, por sinal, elaborou um texto a ser encaminhado aos parlamentares federais catarinense no qual se faz a defesa do diploma”.
A próxima assembléia da categoria será em Blumenau, amanhã (14/08), às 19h30min, na sala 514 da Sociesc/Ibes, quando serão definidos os encaminhamentos para criação e operação do Comitê em Defesa da Formação e Regulamentação dos Jornalistas.
Até agora foram realizadas nove assembléias no Estado: Florianópolis, Concórdia, Criciúma, São Miguel do Oeste, Tubarão, Itajaí, Lages, Jaraguá do Sul e Blumenau. Em todos os encontros firmou-se a defesa intransigente da exigência de formação superior específica ao exercício da profissão.
Algumas dessas cidades já formaram as Comissões de Resistência e Luta dos Jornalistas de Santa Catarina, formadas por profissionais, estudantes e entidades aliadas a reivindicação da categoria.
Foto: Xico Stocker