Um grupo de pesquisadores de Santa Catarina lançou-se numa empreitada ambiciosa: conceber coletivamente um modelo de financiamento para o jornalismo de qualidade. O projeto foi apresentado na semana passada no 13º Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo da SBPJor, no Mato Grosso do Sul.
O trabalho será desenvolvido usando os recursos metodológicos da pesquisa-ação. O primeiro interesse é fomentar o diálogo entre leitores e jornalistas para ajudar a construir este novo modelo, em que uma base de leitores-apoiadores financiaria coletivamente uma estrutura de repórteres organizados em cooperativas ou outros modelos sem fins lucrativos.
A pesquisa é coordenada pelos professores Jacques Mick (PPGSP-UFSC), Rogério Christofoletti (POSJOR-UFSC), Samuel Lima (UnB) e Angelo Augusto Ribeiro (ISCOM). As primeiras reuniões serão realizadas em Joinville, a partir de fevereiro de 2016. Antes dos encontros presenciais, haverá a disseminação de pesquisas on-line para identificação de do público leitor e de suas demandas, bem como a criação de espaços para discussão sobre esse novo modelo.
Os pesquisadores pretendem compartilhar todos os avanços que houver na busca por um modelo de governança e financiamento, e já estão a procura de novos apoiadores para a iniciativa. A íntegra do projeto de pesquisa pode ser baixada em PDF no link abaixo.