InícioDEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIAPesquisadores de Santa Catarina buscam modelo sustentável para um jornalismo de novo...

Pesquisadores de Santa Catarina buscam modelo sustentável para um jornalismo de novo tipo

Um grupo de pesquisadores de Santa Catarina lançou-se numa empreitada ambiciosa: conceber coletivamente um modelo de financiamento para o jornalismo de qualidade. O projeto foi apresentado na semana passada no 13º Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo da SBPJor, no Mato Grosso do Sul.

O trabalho será desenvolvido usando os recursos metodológicos da pesquisa-ação. O primeiro interesse é fomentar o diálogo entre leitores e jornalistas para ajudar a construir este novo modelo, em que uma base de leitores-apoiadores financiaria coletivamente uma estrutura de repórteres organizados em cooperativas ou outros modelos sem fins lucrativos.

A pesquisa é coordenada pelos professores Jacques Mick (PPGSP-UFSC), Rogério Christofoletti (POSJOR-UFSC), Samuel Lima (UnB) e Angelo Augusto Ribeiro (ISCOM). As primeiras reuniões serão realizadas em Joinville, a partir de fevereiro de 2016. Antes dos encontros presenciais, haverá a disseminação de pesquisas on-line para identificação de do público leitor e de suas demandas, bem como a criação de espaços para discussão sobre esse novo modelo.

Os pesquisadores pretendem compartilhar todos os avanços que houver na busca por um modelo de governança e financiamento, e já estão a procura de novos apoiadores para a iniciativa. A íntegra do projeto de pesquisa pode ser baixada em PDF no link abaixo.

RELATED ARTICLES

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios