O diretor do SJSC Iran Rosa de Moraes participa na sexta-feira (14/08), às 14h, da 1ª Oficina Pró-Conferência de Comunicação, promovida pela Comissão Regional da Serra Catarinense. O debate ocorre no auditório da Associação dos Municípios da Região Serrana (AMURES), em Lages, e tem como tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”.
Proposta de eixos temáticos:
Eixo 1: Meios do analógico ao digital (Televisão aberta, Rádio, Internet, Telecomunicações, TV por assinatura, Cinema, Mídia impressa e Mercado editorial)
Eixo 2: Cadeia produtiva do consumidor ao cidadão (Produção, Provimento, Distribuição/Circulação e Recepção/Consumo. Políticas públicas: Universalização, Financiamento, Regulação/Legislação, Educação para a mídia e Pesquisa e desenvolvimento).
Eixo 3: Sistemas do perfil corporativo para o controle público (Público, Estatal e Privado. Políticas públicas: Organização dos sistemas, Gestão, Financiamento, e Ordem econômica).
A Comissão Regional da Serra Catarinense é formada por: Cáritas Diocesana de Lages, Facvest, Uniplac, Amures, SDR Lages, Acasef, Rádio Comunitária do Coral, Rede Social de Comunicação Serra Catarinense.
Contatos: (49) 3222-4384 Jamile/Cáritas – (49) 9912-0714 – Inea/Facvest e Uniplac.
Conferência Nacional de Comunicação em sua etapa Regional
As Conferências são espaços para discussão e definição de prioridades e diretrizes para a construção de Políticas Públicas; importantes porque abrem a possibilidade concreta para a sociedade civil apresentar e votar em propostas de seu interesse. Representam uma chance efetiva de participação popular e controle social.
A Conferência Nacional de Comunicação visa permitir o amplo debate sobre o tema, ouvindo as vozes dos vários setores da sociedade.
São eleitos delegados representantes dos diferentes segmentos sociais, que se organizam pelos eixos temáticos, elaboram propostas e fazem sua defesa nas diferentes etapas da conferência.
O conteúdo midiático é formador de opinião, constitui subjetividades, unifica a diversidade cultural, padroniza comportamentos, monopoliza um padrão de consumo. Nossa tarefa é criar um marco regulatório visando a democratização do setor.
Democratizar é partir da premissa de que a comunicação é um direito humano e que por isso deve ser tema de debate público. Sendo um direito, constitui dever do Estado garanti-lo, promovendo Políticas Públicas que interessem a toda a população e que permitam um controle social efetivo, de forma que assegure que a comunicação seja gerenciada em prol do interesse público e da democracia.
É fundamental perceber que os meios de comunicação existentes representam efetivamente o povo brasileiro e se estão a serviço de empresas privadas, servem apenas aos seus interesses.
“Quem tem o poder para difundir notícias, tem poder para manter segredos e difundir silêncios. Tem poder para decidir se o seu interesse é mais bem servido por notícias ou silêncios” Boaventura de Souza Santos – sociólogo.
(Fonte: Comissão Regional da Serra Catarinense Pró-Conferência de Comunicação).