InícioNOTÍCIASSenadores de Santa Catarina votam a favor dos Jornalistas

Senadores de Santa Catarina votam a favor dos Jornalistas

Os senadores Casildo Maldaner (PMDB/SC), Luiz Henrique da Silveira (PMDB/SC) e Paulo Bauer (PSDB/SC) confirmaram o compromisso firmado com os jornalistas brasileiros. A bancada catarinense participou da sessão do Senado de terça-feira (7/8) e votou pela aprovação da PEC 33/09, que restabelece a exigência de diploma em curso superior de Jornalismo como requisito para o exercício da profissão de jornalista. A proposta foi aprovada com 60 votos favoráveis, apenas 3 contrários e segue agora para a Câmara dos Deputados.

Em nome dos jornalistas catarinenses e brasileiros, o SJSC agradece aos senadores catarinenses que, tanto no 1º quanto no 2º turno de votação da PEC dos Jornalistas, mantiveram postura coerente, cientes de que a exigência de formação específica para o exercício da profissão em nada tem a ver com restrições à liberdade de expressão, constituindo-se, sim, em critério fundamental para qualificação do Jornalismo, para assegurar o direito da sociedade à informação e contribui com o aperfeiçoamento do processo democrático nacional.

Ao mesmo tempo, a diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, que desde o início da atual gestão tem se esforçado e garantido participação nas mobilizações convocadas pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), parabeniza a categoria por esta vitória. E alerta que ela só se consagrará definitivamente após sua tramitação e aprovação pela Câmara dos Deputados.

Já nesta quarta-feira, a Comitiva de Jornalistas Brasileiros – da qual estão participando nesta semana as diretoras do SJSC Valci Zuculoto e Tânia Machado de Andrade – manteve contatos com lideranças e com a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma, buscando acelerar a apreciação da PEC 33/09 (aprovada no Senado), em conjunto com a PEC 386/09, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que tramita na Câmara.

O SJSC fará contato com a coordenação da bancada catarinense na Câmara e com os deputados federais catarinenses, buscando seu apoio a esta reivindicação. Desde já, convocamos a categoria a somar esforços e também estabelecer contatos com os parlamentares de cada região do estado, solicitando seu apoio e voto pela definitiva aprovação da PEC dos Jornalistas.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios