O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vêm a público manifestar seu apoio à jornalista e diretora do SJSC, Cristina De Marco, e ao seu direito de livre manifestação do pensamento, na postagem que publicou em sua conta no Instagram em 03/06/2021.
No último sábado (03/06), a jornalista, que atua no setor de marketing da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), publicou em sua conta pessoal no Instagram uma foto de uma manifestação onde aparece uma faixa com os dizeres “Fora Bolsonaro”. Posteriormente, o reitor da UNOESC, Aristides Cimadon, foi um dos primeiros a reagir, postando o comentário “Fora da unoesc Cristina”.
A publicação de Cristina na rede social já recebeu centenas de mensagens de apoio de colegas da instituição, jornalistas, políticos, professores e outras pessoas que se solidarizaram com a profissional diante desta situação.
Em nota na segunda-feira (05/07), o reitor admitiu que escreveu mal. Justificou que pretendia fazer uma observação para que tal manifestação ocorresse fora da universidade e disse que jamais faria discriminação por opção política.
O SJSC e a FENAJ condenam todas as formas de censura e coerção, estão atentos e mobilizados na defesa dos direitos da jornalista Cristina De Marco, que nada mais fez do que exercer a garantia constitucional de liberdade de expressão e manifestação do pensamento.
Diretoria do SJSC
06/07/2021