segunda-feira, dezembro 5, 2022
InícioAÇÃO SINDICALEm SC, Dia do Jornalista terá luta. Dissídio de Rádio e TV...

Em SC, Dia do Jornalista terá luta. Dissídio de Rádio e TV vai a julgamento na segunda

Este 7 de abril, Dia do Jornalista, será marcado com luta em Santa Catarina. Às 15h30 haverá uma audiência no Ministério Público do Trabalho envolvendo o Sindicato dos Jornalistas e o Grupo RBS para tratar do inquérito que investiga a contratação irregular de repórteres cinematográficos como “operadores de câmera”.

A denúncia foi apresentada pelo SJSC no final do ano passado e acatada pelo procurador do trabalho Sandro Eduardo Sardá. Segundo as informações levantadas pelo Sindicato, cerca de 40 profissionais são contratados irregularmente como radialistas pela RBS.

O objetivo da fraude é pagar salários menores a estes profissionais e aumentar sua jornada de trabalho, já que a regulação profissional de jornalistas e radialistas é distinta.

Dissídio de Rádio e TV na pauta para segunda

Já na segunda-feira, 10 de abril, haverá o julgamento, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), do dissídio coletivo dos jornalistas contra o sindicato patronal de Rádio e Televisão (Sert/SC). A entidade, que congrega os proprietários das emissoras de radiodifusão de Santa Catarina, nega-se há anos a negociar com o Sindicato dos Jornalistas.

As reivindicações em pauta já foram assinadas pelo Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas (Sindejor) e pelo Grupo RBS (maior empregador de jornalistas em radiodifusão no estado).

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios