Jornalistas de todo o país estarão em Fortaleza (CE) para o XX Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI 2015). O evento acontece de 1º a 3 de em outubro, no Seara Praia Hotel. Os jornalistas catarinenses serão representados pelo presidente da entidade, Aderbal João da Rosa Filho, e pelos jornalistas Ricardo Medeiros (Prefeitura Municipal de Florianópolis), Alexandre Brandão (Aprasc), Gilvan de França (Sindicato dos Químicos de Criciúma) e por Celso Vicenzi (Sicoob), eleitos em assembleia no mês de setembro.
Com o tema “A credibilidade da informação jornalística na era da comunicação digital”, o ENJAI deve reunir cerca de 300 participantes, entre jornalistas profissionais e estudantes.
De acordo com a pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro, realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com o Sindicato dos Jornalistas e com a FENAJ, cerca de 40,3% dos profissionais do país atuam fora da chamada mídia tradicional.
“Entidades públicas e privadas, empresas, organizações não-governamentais e governos percebem cada vez mais a importância estratégica da comunicação e da difusão de informações”, afirma o presidente da FENAJ, Celso Schroeder.
Durante o encontro serão apresentados, também o resultado de uma sondagem feita junto aos cursos de Jornalismo sobre o ensino de assessoria de imprensa e os novos currículos dos Cursos de Jornalismo e uma pesquisa sobre o controle editorial nas redações brasileiras.