InícioAÇÃO SINDICALMediação discute o reajuste dos jornalistas em Santa Catarina

Mediação discute o reajuste dos jornalistas em Santa Catarina

Representantes do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) e do Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (Sindejor/SC) participaram de uma reunião neste dia 30/06, na sede do Ministério Público do Trabalho, em Florianópolis, mediada pelo Procurador Regional do Trabalho Alexandre Medeiros da Fontoura Freitas. Em pauta, a Negociação Coletiva de 2016.

Os representantes jurídicos do sindicato patronal alegaram a impossibilidade das empresas darem o reajuste pelo INPC de 9,83%, alegando a crise financeira. Já o Sindicato dos Jornalistas manifestou indignação com a falta de sinalização de um mínimo de percentual para o aumento da categoria, citando como exemplo outros estados onde já houve acordo. O SJSC cobrou a ausência do Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão (Sert/SC) na mesa de negociação, setor que emprega 43% dos jornalistas que trabalham em redações no estado de SC.

Após avaliar as considerações, o Procurador Alexandre propôs um reajuste com a aplicação de, no mínimo, 70% do valor INPC e a diferença convertida em abono, como proposta inicial para as negociações a serem apresentada aos profissionais e empresários da área.

A próxima audiência ficou marcada para início de agosto, quando as partes trarão uma proposta, em cima da que foi sugerida pelo MPT, já previamente formulada para um possível acordo. O Sindejor se comprometeu em não medir esforços para trazer também para o debate o sindicato patronal de rádio e televisão.

Os jornalistas de Santa Catarina reivindicam a reposição da inflação, mais um aumento real de 5%.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios