O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) junta-se a diversos segmentos da sociedade catarinense que, estarrecida pela brutalidade dos fatos, espera que as autoridades elucidem as circunstâncias da morte do vereador chapecoense Marcelino Chiarello, identificando e punindo os responsáveis.
Da mesma forma, a entidade vem a público manifestar seu total e irrestrito apoio aos colegas jornalistas de Chapecó e da região Oeste que participam da cobertura jornalística deste caso. A morte do vereador é um atentado à democracia e deve ser apurada, sob pena de que este fato abra um precedente contra outros direitos democraticamente conquistados em nosso país, entre eles a própria liberdade de imprensa.
Liberdade esta que é um dos pilares do Estado Democrático de Direito e que, em hipótese alguma, deve ser intimidada ou obstruída. Pelo contrário, deve ser preservada e fortalecida. Conforme estabelece o Código de Ética dos Jornalistas, Artigo 2º, “como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse”. Isso porque, segundo o mesmo artigo do Código de Ética, “… a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade”.
Neste sentido, estamos vigilantes para que nossos colegas jornalistas e os veículos de comunicação tenham assegurado seu direito de perguntar, questionar, apurar e informar o cidadão, e até mesmo contribuir para a elucidação dos fatos, a exemplo do que ocorre em outros casos do país os quais geram repercussão social.
Aproveitamos para externar nossa solidariedade à família e aos amigos do vereador Chiarello, bem como a toda comunidade chapecoense, reafirmando nossa luta permanente pelo exercício responsável do jornalismo, pela liberdade de imprensa, pelo Estado Democrático de Direito e pela vida.
VALMOR FRITSCHE
Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina
VAGNER DALBOSCO
VERUSCA TASCA
LILIAN SIMIONI
SIRLIANE FREITAS
Dirigentes do Sindicato em Chapecó/Região Oeste
Florianópolis, 30 de novembro de 2011