0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Figueirense agride a liberdade de imprensa

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina solidariza-se com o jornalista Daniel Silva, repórter do jornal Notícias de Dia que está impedido de cobrir os treinos do Figueirense Futebol Clube por determinação da diretoria da agremiação esportiva. O SJSC espera que a direção do clube reveja tal posicionamento, uma vez que a restrição imposta ao jornalista configura claro impedimento ao exercício da profissão e atenta contra a liberdade de imprensa.

Assessor de Imprensa do Figueirense informa profissionais de todos os veículos que repórter do ND está proibido de acessar os treinos do Figueirense, por decisão da diretoria do time.
Assessor de Imprensa do Figueirense informa profissionais de todos os veículos que repórter do ND está proibido de acessar os treinos do Figueirense, por decisão da diretoria do time.

Circulam informações de que o presidente do Figueirense, Wilfredo Brillinger, teria ficado insatisfeito com a publicação de uma matéria no jornal Notícias do Dia de 23 de fevereiro  sobre a venda do jogador Clayton. Nela constava a informação – divulgada também por outros profissionais de imprensa – de que parte dos direitos econômicos sobre o jogador pertencem à SM2, empresa de dois filhos do presidente do clube.

Por considerá-la ofensiva, Brillinger proibiu o acesso do jornalista Daniel Silva ao estádio Orlando Scarpelli e ao Centro de Treinamento do clube. O setorista só tem acesso permitido no estádio nos dias de jogos porque isto é assegurado aos profissionais credenciados junto à Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina (Acesc).

A assessoria de imprensa do clube confirmou a decisão em comunicado aos demais setoristas que cobrem as atividades do Figueirense: “Prezados, Gostaria de esclarecer que o problema está semana com uma matéria do jornal ND foi um problema isolado e já foi comunicado a editora chefe do jornal. O jornalista responsável pela matéria já foi informado que nos dias de treino ele está proibido de entrar no Clube. Nos dias de jogos todos que estão credenciados pelas associações responsáveis tem acesso liberado”, diz o texto assinado pela assessoria de imprensa do Figueirense.

O diretor de conteúdo do Notícias do Dia, Luís Meneghim, repudiou o ato.”Não se pode proibir um jornalista de acessar o campo porque você não concorda com o conteúdo do que ele publicou. Daniel conhece o futebol e conhece a área, é um bom profissional”, avaliou. Para ele, o ato fere o livre exercício da profissão. “Até o momento, não houve desmentido da direção do clube sobre as informações publicadas, que foram noticiadas outros grandes portais, como UOL e Estadão”, afirmou. Ainda segundo Meneghim, a forma como o caso se desenrolou foi “a pior possível”, e que ele acredita que esta foi uma “decisão equivocada” do departamento de comunicação do clube.

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina manifesta seu apoio a Daniel Silva, profissional competente e que exerce suas atividades sustentado na ética e no compromisso de difundir à sociedade informações de interesse público. A assessoria jurídica do SJSC está à disposição do colega para o que se fizer necessário.

Solicitamos à direção do Figueirense Futebol Clube que reveja a posição, para que não se repitam fatos como os registrados em outros estados, onde clubes submeteram-se desnecessariamente a um desgaste público nacional em situações semelhantes.

Florianópolis, 29 de fevereiro de 2016.

Diretoria do Sindicato dos Jornalistas

Matérias semelhantes

Comentários

  1. sou a favor do clube dia de treino não tem que entra mesmo. Não so ele mais todos. Treino só diz respeito ao clube. Vários clube fazem isto treino fechado ..a inda mais um jornalista avaino..

  2. Lamentável atitude por isso que o futebol brasileiro está quebrado. O clube que se dane. Quanto ao jornalista estão tirando o direito dele trabalhar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas