Inicial / NOTÍCIAS / Jornalista conta a viagem de Pequim a Londres para a cobertura das Olimpíadas de 2012

Jornalista conta a viagem de Pequim a Londres para a cobertura das Olimpíadas de 2012

No dia 8 de agosto, às 18h30, o jornalista e egresso do Jornalismo/UFSC, Richard Amante, estará  na UFSC para falar do livro  “Cruzando continentes: a incrível jornada de Pequim a Londres em 56 dias”. Richard falará sobre a experiência da viagem e sobre a cobertura das Olimpíadas de Pequim e Londres. A conversa será no auditório Professor Henrique Fontes  – prédio B do CCE e é aberta ao público.

Viajar de carro de Pequim a Londres para assistir aos Jogos Olímpicos de 2012. Parece uma loucura, não? Mas foi exatamente isso o que fizeram Richard Amante e os irmãos Edgar e Paulo Scherer. Juntos, os três partiram de Pequim no dia 2 de junho de 2012 com o objetivo de chegar ao Estádio Olímpico de Londres em 56 dias, exatamente em 27 de julho.

No início, viajaram num Santana 2005 chinês, que ficou pelo caminho. Trator, carroça, moto, táxi, ônibus, balsa, balão, navio, usaram todo meio de transporte até chegar à Europa Ocidental, quando ao trio se juntaram mais dois, Bruno e Lucas. Numa van alugada, os cinco seguiram para a festa de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. Viveram situações de risco, negociando com gente que falava línguas incompreensíveis, cruzando fronteiras, rios, mares, montanhas, desertos, florestas, atravessando 28 países, percorrendo 22.500 quilômetros.

Movidos a kebab e cerveja, tiveram a paciência e a resistência de um atleta fundista, a rapidez de um velocista, a vontade de vencer, inerente a qualquer atleta. Levaram ao longo do caminho o espírito olímpico, que envolve respeito, harmonia e paz. Quase uma cidade por dia, um milhão de histórias para contar, que foram reunidas neste livro, Cruzando Continentes, onde está registrado este sonho realizado, um sonho olímpico. Foi uma correria louca, mas, nesse tempo espremido (e eterno), a fé não falhou e a sorte, quase sempre, ajudou. Um mundo de gente, de cidades, de paisagens, de culturas, de aprendizado. Toda essa aventura está detalhada em uma deliciosa narrativa, recheada de fotografias e comentários neste livro escrito pelo jornalista Richard Amante.

Com tantos vídeos e fotos incríveis dessa aventura, foi preciso criar um livro multimídia usando realidade aumentada. Para cada capítulo, há uma página na Internet com as imagens que não couberam nessas 320 páginas e vídeos que mostram em detalhes os momentos mais marcantes da Expedição Olímpica 2012.

Mais sobre o livro: http://olympicexpedition.com/?page_id=844

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: