0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Jornalistas estão convocados a participar da eleição da FENAJ

Dentro de três semanas os jornalistas brasileiros elegerão, pelo voto direto e secreto, a nova direção da FENAJ e Comissão Nacional de Ética. Por isso a Comissão Eleitoral Nacional pede aos Sindicatos de Jornalistas, às chapas e candidaturas avulsas inscritas atenção aos prazos e colaboração nos encaminhamentos necessários para o bom andamento do processo. Em vários estados haverá eleição para as direções dos Sindicatos de Jornalistas simultaneamente à eleição da FENAJ.

Benildes Rodrigues, presidente da CEN, lembra que a FENAJ é a única federação de trabalhadores no Brasil, e uma das poucas no mundo que desenvolve um processo eleitoral com a participação direta da categoria. “E num momento de grandes manifestações no país, esperamos que também os jornalistas dêem exemplo e participem deste processo eleitoral fortalecer a FENAJ e as lutas nacionais da categoria”, ressalta. “Neste sentido é importante que todos busquem regularizar suas situações junto aos Sindicatos, não deixando para a última hora”, recomenda.

A organização da eleição nos estados estará a cargo de Comissões Eleitorais Locais (CEL). O prazo para a constituição destas comissões expirou no dia 17 de junho. Ainda assim, alguns Sindicatos não comunicaram a composição. Por isso a Comissão Eleitoral Nacional solicita que o façam com urgência, encaminhando email para a Secretaria da FENAJ (fenaj@fenaj.org.br).

Concorrem à eleição da FENAJ – a realizar-se de 16 a 18 de julho – a chapa 1, “Sou Jornalista, Sou FENAJ!”, e a chapa 2, “Luta, FENAJ!”, além de duas chapas e duas candidaturas avulsas para a Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas. Para que a chapa mais votada seja proclamada vencedora em primeiro turno é necessário um quorum nacional de participação de 30% dos jornalistas aptos a votar.

A CEN lembra aos Sindicatos que, conforme o Regimento Eleitoral da FENAJ, o prazo para envio da lista dos jornalistas aptos a votar (aqueles sindicalizados até 16 de abril e em dia com a Tesouraria das entidades) expira em 06 de julho. A lista dos aptos definirá o colégio eleitoral. “É importante, também, que os Sindicatos informem se em suas bases a eleição será realizada em 1, 2 ou 3 dias”, destaca Benildes.

Também com relação ao calendário eleitoral, os Sindicatos devem encaminhar, até 15 dias antes do primeiro dia da eleição, a composição das mesas Receptora e Apuradora de votos (a serem compostas por pelo menos um presidente e um mesário) para a CEN, aos cuidados da Secretaria da FENAJ. Já as chapas e candidatos avulsos têm prazo de até 48 horas antes do início do pleito em cada estado/região para indicarem às Comissões Eleitorais Locais um fiscal e um suplente, atuando um de cada vez, perante as Mesas Receptoras de votos, inclusive das urnas itinerantes. A cédula eleitoral já foi encaminhada aos estados para que sejam distribuídas em tempo hábil para as cidades onde haverá eleição.

Eleições também em Sindicatos

Em 14 Sindicatos de Jornalistas (PE, CE, GO, RS, RN, AC, BA, SE, DF, MS, TO, Município do Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Londrina) há eleições sindicais em 2013 para as direções. Na maioria deles a eleição ocorre simultaneamente à da FENAJ, como nos casos de Pernambuco, Goiás, Município do Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Sul.

Há, no entanto, situações diferenciadas. No Distrito Federal, por exemplo, a eleição será em agosto. Já no Sindicato dos Jornalistas do Mato Grosso do Sul foi no dia 20 de junho, com a eleição da chapa “Pela Renovação e Dignidade do Jornalismo”, presidida por Geraldo Ferreira. E em Tocantins o processo ocorreu em maio, com a eleição da chapa “Renovar para Avançar”, presidida pela jornalista Socorro Loureiro.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas