0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

IELA inaugura nova sede

26.11.2010 – A proposta de juntar pesquisadores de América Latina sob a ótica do pensamento crítico, antissistêmico e antieurocêntrico surgiu em 2004, a partir da iniciativa do professor de Economia da UFSC, Nildo Ouriques. Nasceu então o Observatório Latino-Americano (OLA) com a idéia de aprofundar os estudos na área e divulgar as notícias e análises sobre a conjuntura latino-americana. O grupo, que começou pequeno, foi crescendo muito rapidamente e, em 2006, já contava com pesquisadores de vários outros Centros da UFSC, outras universidades brasileiras e também de universidades internacionais.

Esse crescimento serviu de base para a proposta de criação de um instituto público, o que se consolidou em 19 de julho de 2006, quando foi oficializado o nascimento do Instituto de Estudos Latino-Americanos, o IELA, iniciativa pioneira nas universidades federais. A partir daí, o IELA foi fortalecendo seus laços com os demais pesquisadores brasileiros até desembocar na constituição da Rede Brasileira de Estudos Latino-Americanos, a REBELA, hoje articulada em vários estados brasileiros. Nesse sentido, os estudos sobre a América Latina saíram da lógica da produção individual, fazendo parte de uma complexa rede, na qual as informações circulam e servem de caminho para novas pesquisas e intervenções.

Neste dia 01 de dezembro o IELA inaugura sua sede, construída para dar vazão ao volume de trabalho que não pára de crescer. O espaço conta com salas de trabalho, salas para professores visitantes e uma biblioteca que deve se constituir, com certeza, num dos melhores espaços de pesquisa da universidade brasileira no que diz respeito ao tema latino-americano. Parte dela é um presente do professor Carlos Lessa (UFRJ), que doou sua biblioteca pessoal ao instituto, entregando à pesquisa pública um acervo amealhado durante 50 anos de vida acadêmica e política.

Os membros do IELA convidam a todos para uma visita e para celebrar de maneira conjunta a abertura deste amplo espaço dentro da UFSC para a criação do pensamento crítico e para a análise sistemática dos problemas e dos avanços que esta Pátria Grande, a América Latina, apresenta.

Coquetel de Inauguração: Dia 01 de dezembro, às 18h
Local: Centro Sócio-Econômico/ Bloco D / Primeiro Andar

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas