0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Congresso aprova filiação de não-diplomados. Proposta de SC será levada a Porto Alegre

De 23 a 25 de julho, os jornalistas de Santa Catarina tiveram a oportunidade de participar dos debates do V Congresso Estadual dos Jornalistas de SC, que aconteceu em Florianópolis. Foram discutidos temas como o Jornalismo na Conjuntura Nacional e Internacional – Diploma, Regulamentação e Organização dos Jornalistas. A visão das duas chapas que disputam a diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e suas concepções sobre a entidade. A Soberania Comunicacional e a Relação com a Sociedade, os Desafios do Jornalismo num Tempo Multifuncional, a Saúde do Jornalista em Tempos de Superexploração foram assuntos também abordados.
Os debatedores tiveram a oportunidade de apresentar e opinar sobre os temas propostos e conduziram muito bem as discussões. Durante a plenária final foram decididos e votados os encaminhamentos e propostas a serem levados ao Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontecerá em agosto em Porto Alegre/RS. Houve também a eleição e votação de cinco Delegados que representarão o Estado. As atividades foram finalizadas com uma Assembléia Geral Estatutária, que formou uma comissão com o objetivo de modernizar o Estatuto dos Jornalistas.
Cabe ressaltar que a Plenária aprovou a filiação dos não-diplomados, com critérios também aprovados pelos delegados, proposta que será levada a Porto Alegre.
Segundo o presidente do SJSC, Rubens Lunge, o V Congresso superou as expectativas. “Grandes debates aconteceram. Caminhos foram abertos. Este congresso mostrou que apesar de todas as dificuldades, mesmo com as derrotas que os jornalistas têm enfrentado, faz crer que o próximo será mais forte. Este conjunto todo (debates) é a prova de que os jornalistas estão buscando seus caminhos”.
É importante que a sociedade e os próprios comunicadores percebam que somente através da formação e regulamentação da profissão é que os profissionais garantirão valorização do trabalho, qualidade e ética para o jornalismo. E que somente a organização coletiva conseguirá revogar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que no dia 17 de junho de 2009, considerou inconstitucional a exigência de diploma do curso superior para a atuação profissional em jornalismo.
Mais informações, fotos sobre o evento estarão disponíveis no jornal do SJSC que sairá esta semana.

Faça a sua parte. Lute pela categoria!!!!
O SJSC precisa do apoio de todos!

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas