terça-feira, dezembro 6, 2022
InícioNOTÍCIASV Congresso define Plano de Lutas

V Congresso define Plano de Lutas

O V Congresso Estadual dos Jornalistas de SC, realizado 23 a 25 de julho, também debateu e aprovou o Plano de Lutas do Sindicato. Confira:

1. Manter e ampliar a luta em defesa da regulamentação, atuando firmemente dentro do Congresso Nacional visando a aprovação das PEC que resgatam o diploma.
2.Apresentar – logo que aprovada a Proposta de Emenda à Constituição – projeto de lei que atualize a regulamentação da profissão.
3. Realizar discussões e debates acerca da conjuntura e publicar textos sobre o tema na página do sindicato, para que os jornalistas possam ter subsídios para pensar o mundo onde estão inseridos.
4. Atuar de forma mais sistemática junto aos Cursos de Jornalismo de existem no estado provocando debates e discussões acerca do ensino e das matrizes epistemológicas que ancoram o ensino sobre o jornalismo.
5. Realizar seminários discutindo as matrizes de pensamento que são hegemônicas no jornalismo e também sobre as propostas independentes e alternativas nesta área.
6. Realizar seminários sobre a realidade latino-americana para que os jornalistas possam melhor compreender o universo geográfico onde estão realizando seu fazer.
7. Criar, na página do sindicato, um fórum permanente de debate sobre o jornalismo no campo teórico e no campo da organização.
8. Aproximar mais os filiados do cotidiano do sindicato com visitas periódicas aos locais de trabalho.
9. Atuar de maneira a atender as demandas urgentes dos filiados no que diz respeito a questões como assédio moral, violência e falta de condições dignas de trabalho.
10. Fazer uma discussão sistemática sobre saúde nos locais de trabalho, incluindo empresas públicas, de assessoria de imprensa e comunicação e setores de comunicação ligados a associações de classe, sindicatos, partidos, ONGs.
11. Atuar dentro da Fenaj no sentido de avançar o debate sobre democratização da comunicação na ótica da soberania comunicacional.
12. Aproximar a Fenaj e o SJSC dos movimentos sociais buscando avançar na proposta de soberania da comunicação.
13. Ampliar a discussão sobre o oligopólio de mídia em SC, desvelando suas implicações políticas, econômicas, discursivas e sobre a realidade de trabalho dos jornalistas.
14. Ampliar o conhecimento das diferentes realidades socioespaciais em que atuam os jornalistas em SC e a forma como a reestruturação produtiva do sistema capitalista, no âmbito da comunicação, afeta a vida e a condições de trabalho desses profissionais, para definir diferentes estratégias de intervenção sindical a partir da realidade de cada região.
15. Integrar e ampliar a luta pela TV pública em Santa Catarina.

Desfiliação da CUT:
A desfiliação foi defendida em uma das teses apresentadas ao Congresso. Na plenária, foi aprovada a proposta de ampliar a discussão do assunto com a categoria para posteriormente retomar o debate sobre a desfiliação da Central.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios