0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Professores de Comunicação da Região Sul cobram volta do MCTI

Representantes dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da Região Sul do Brasil, reunidos em Ponta Grossa/PR, no último dia 15/06, exigem a volta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), fundido pelo governo interino, Michel Temer, ao Ministério das Comunicações. A secretária-geral do SJSC, Valci Zuculoto, participou das atividades.

Os pesquisadores participantes do Fórum Sul de Pós-Com entendem que é injustificável a fusão de um ministério que incentiva a pesquisa, a inovação tecnológica e a investigação científica ficar refém de uma pasta Ministerial, que desde o regime militar mantém os serviços de concessão de mídia atrelados aos interesses políticos, econômicos, religiosos ou eleitoreiros. Pressionado pelos empresários de telefonia e mídia de massa (rádio e TV), a pasta de Ciência e Tecnologia pode desaparecer em poucos meses, conforme denunciam os pesquisadores da comunicação da Região Sul.

Da mesma forma, os professores alertam que o fim do MCTI é um retrocesso político, pois compromete uma trajetória de fortalecimento da pesquisa científica, que demanda estrutura, recursos humanos e investimentos. E não resta dúvida de que a “fusão”, traduzido em desmonte, da C&T em Comunicações compromete também a política nacional de Pós-Graduação, que tem metas para as próximas décadas.

Os pesquisadores denunciam que a decisão do governo provisório é uma clara demonstração da submissão científica, que deixa o País refém de multinacionais, reproduzindo uma relação de subserviência tecnológica, típica de governos servis ao capitalismo internacional. Tal decisão impõe ao povo e ao futuro do Brasil uma condução de dominado e distante da autonomia política e intelectual dos principais países do mundo.

Mobilização nas redes

Os professores definiram, também, o envio do documento aos parlamentares da Região, bem como divulgação da campanha nacional com a inclusão da imagem hashtag ‪#‎ficaMCTI ou ‪#‎voltaMCTI na plataforma Lattes (do CNPq). A campanha foi lançada pela SBPC com apoio de docentes de inúmeras universidades do País. Foi indicado, também, a assinatura da petição no Avaaz, que cobra o imediato retorno do ministério: A Associação dos Docentes da UFRJ (ADUFRJ) também criou uma página com instruções sobre como os pesquisadores podem mudar suas fotos no Lattes para divulgar a campanha pela volta do MCTI.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas