Sem pagar salários há mais de 60 dias, a TV Catarina (antiga Band-SC) está sem transmitir a programação local de jornalismo desde o dia 7 de julho. Os funcionários foram liberados do trabalho por conta da falta de pagamento. Além do salário, a empresa não tem depositado os valores relativos ao Fundo de Garantia (FGTS).
A crise na emissora já ocorre há pelo menos dois anos. Os atrasos nos salários são regulares, mas segundo funcionários, era comum que a empresa os pagasse ainda no mesmo mês. Funcionários demitidos também revelam dificuldade em receber as verbas rescisórias, pagamento de férias e outros direitos.
Por conta desta série de irregularidades, o Sindicato dos Jornalistas protocolou denúncia contra a empresa no Ministério Público do Trabalho. Após tentar uma saída negociada, a emissora se retirou da mediação realizada pelo MPT. Por conta da conduta, a TV Catarina está respondendo uma Ação Civil Pública na Justiça do Trabalho. A próxima audiência deverá ocorrer no dia 26 de julho.
Oficialmente a TV Catarina informa que passa por “reestruturação”. Alguns portais chegaram a relatar demissões, mas esta informação não foi confirmada ao Sindicato dos Jornalistas.
Retorno
Na sexta (14/07), o SJSC foi informado por funcionários de que a empresa propôs um acordo aos empregados. O salário referente ao mês de maio foi pago na sexta-feira e o referente a junho será pago entre a quarta e a sexta-feira da semana que vem. Em troca, os trabalhadores voltariam às suas atividades normais.