sexta-feira, dezembro 2, 2022
Google search engine
InícioAÇÃO SINDICALJornalistas discutem medidas para combater a violência

Jornalistas discutem medidas para combater a violência

No dia 5 de julho, cerca de 20 jornalistas reuniram-se  para debater o crescente número de episódios de violência contra profissionais da imprensa.Formado majoritariamente por assessores de entidades sindicais e de movimentos sociais, o grupo discutiu medidas para garantir mais segurança no exercício das atividades jornalísticas. O encontro ocorreu na sede do Sindprevs-SC, em Florianópolis.

Num primeiro momento, os profissionais presentes relataram casos de agressões, ameaças, apreensões de equipamentos e celulares, entre outros.

De acordo com Leonel Camasão, que representou o Sindicato dos Jornalistas na reunião, muitos desses casos não são comunicados ao Sindicato e às autoridades competentes, sendo que em alguns episódios não foi registrado boletim de ocorrência. O procedimento é de extrema importância, pois o registro oficial dos casos é fundamental para a tomada de medidas institucionais contra os agressores.

Camasão citou o relatório anual produzido pela FENAJ sobre a violência contra os jornalistas. Nos últimos dois anos, os casos de violência cresceram absurdamente, levando a região sul ao segundo lugar como região mais violenta do país, ficando atrás apenas do sudeste. Os principais agressores, de acordo com a pesquisa, são a polícia, seguidas dos manifestantes de protestos e de políticos.

Medidas

Dentre os encaminhamentos, o grupo vai buscar interlocução com o poder legislativo para debater o assunto, produzir um manual de procedimentos em coberturas de risco, além de sugerir aos sindicatos que adquiram equipamentos de segurança, dentre outros encaminhamentos.

Participaram jornalistas vinculados à CUT, Portal Catarinas, Aprasc, TV Floripa, Sintrajusc, Sindes, Sinasefe, Sindaspi, Sindprevs, Sintrasem, Fites, Fecesc, além dos mandatos dos vereadores Lino Peres, Afrânio Boppré e Marquito.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios