quarta-feira, dezembro 7, 2022
InícioAÇÃO SINDICALDiretora do SJSC é reintegrada ao trabalho em Blumenau

Diretora do SJSC é reintegrada ao trabalho em Blumenau

Por determinação judicial, Lourdes Sedlacek, diretora do SJSC, foi reintegrada a seu trabalho na assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Blumenau no dia 26 de junho. Desrespeitando a estabilidade sindical da dirigente, a empresa Primer, que presta serviços terceirizados ao Município de Blumenau, vinculados à Câmara de Vereadores, demitiu a jornalista sem justa causa, no início de 2015, quando ela retornou do período de férias.

A dirigente sindical teve seu direito à estabilidade no emprego reconhecida através de ação trabalhista que tramitou na 2ª Vara do Trabalho de Blumenau, no Processo nº. 0000473-15.2016.5.12.0018. O juiz do Trabalho, Oscar Krost, considerou nula a dispensa sem justa causa efetivada em 23 de fevereiro de 2015 e determinou a reintegração da trabalhadora nos quadros funcionais da empresa, nas exatas condições anteriores à demissão. Reconheceu também a responsabilidade subsidiária do Município de Blumenau em relação aos créditos trabalhistas apurados em favor da jornalista.

A advogada Maiara Corrêa, responsável pelo processo, ressalta que o dirigente sindical eleito para o Conselho de Representantes da Federação tem direito à estabilidade provisória no emprego assegurada pela Constituição Federal e pela CLT. “Se eleito, independente de ocupar o cargo de suplente, a estabilidade está assegurada. Diferente do delegado sindical indicado pelo presidente da base territorial que está inserido. Portanto, o detentor de estabilidade é o delegado eleito e não o indicado”.

A advogada salienta também que, de acordo com a CLT, “fica vedada a dispensa do empregado sindicalizado ou associado, a partir do momento do registro de sua candidatura a cargo de direção ou representação de entidade sindical ou de associação profissional, até um ano após o final do seu mandato, caso seja eleito inclusive como suplente”.

A reintegração da jornalista à sua função representa uma vitória para a categoria por ter o direito do seu representante reconhecido pelo Poder Judiciário. O que também possibilita a continuidade dos trabalhos e atuação sindical junto a sua base de apoio e representação da categoria em Blumenau e região.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios