0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Jornalista quer financiar portal cultural pelo Catarse

Dos 24 anos em que Rubens Herbst atuou no jornal A Notícia, em Joinville, quase 20 foram dedicados à editoria de cultura. Primeiro como repórter e, mais tarde, editor, inaugurou em 2008 o blog Orelhada, dentro do site do AN. No ano seguinte, o blog virou coluna impressa. Desligado do grupo NSC em novembro passado, Herbst recorreu ao financiamento coletivo para transformar o Orelhada em seu próprio portal de jornalismo cultural de Joinville e região.

Clique aqui e contribua com o projeto

A iniciativa tem ido muito bem. Até o momento, Herbst já arrecadou 42% dos R$ 25 mil, meta que estabeleceu junto ao portal Catarse. “Com o fim da coluna, em novembro de 2017, não só a grande mídia de Joinville e do Estado perdeu um espaço privilegiado para o cenário cultural, como leitores e artistas ficaram órfãos de uma vitrine jornalística plural, democrática e profissional para a informação e divulgação dessas ações. E isso num momento em que a produção é vasta e não para de crescer, ao mesmo tempo em que se vive uma crise explícita no setor, com cortes de verbas, decisões administrativas polêmicas e questionamentos quanto ao valor da arte e do trabalho do artista”, afirma o jornalista, na página do financiamento coletivo.

O objetivo é viabilizar o Orelhada.com, um verdadeiro portal com notícias, resenhas, vídeos e agenda de eventos sobre o cenário cultural de Joinville, da região Norte catarinense e do Estado. Um espaço virtual profissional em que os produtores de cultura, dos mais variados segmentos, terão suas iniciativas divulgadas e os leitores ganharão um merecido ponto de encontro virtual para ficarem a par dessa produção.

Quem é Rubens

Rubens Herbst se apaixonou ainda criança pelos quadrinhos, mas fez do rock uma parte importante da sua vida a partir da adolescência. Vieram o cinema e a literatura para forjar o caminho que o levaria a escolher o jornalismo como profissão. Formou-se na Univali (Itajaí, SC) em 1996, mas três anos antes já atuava na reportagem do jrnal “A Notícia”, de Joinville (SC).

Foi o primeiro repórter do suplemento cultural Anexo, no qual também foi editor e responsável por resenhas musicais. Em 2008, criou o blog Orelhada, e no ano seguinte, a coluna Orelhada, que até 2017 cobriu amplamente o cenário cultural e de entretenimento do Norte catarinense, tornando-se referência da área no Estado.

Desde 2005 Rubens é um dos apresentadores do programa É Rock!, veiculado semanalmente pela Rádio Udesc FM Joinville, e um dos responsáveis pelo podcast sobre rock e cerveja Fervura.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas