0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Alesc homenageará 60 anos do Sindicato dos Jornalistas

Logo SJSC 60 anos

Alesc homenageará 60 anos do Sindicato dos Jornalistas
A Assembleia Legislativa (Alesc) realizará sessão solene em homenagem aos 60 anos do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina nesta quarta-feira (13/05), às 19 horas, no auditório Osni Régis, em Florianópolis. Proposta pela Mesa Diretora, por iniciativa do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), a cerimônia homenageará o Sindicato, seus ex-presidentes e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) pelos relevantes serviços prestados à categoria e à sociedade catarinense e brasileira.

No dia 13 de maio de 1955, quando o Rio de Janeiro ainda era a capital do Brasil, o “Ministério dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio” expediu a Carta Sindical que transformou a Associação dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina em entidade sindical.

Nestas seis décadas de existência, a entidade representativa dos jornalistas em Santa Catarina, para além da defesa dos interesses específicos de sua categoria, vivenciou os momentos marcantes de seu tempo, como o combate à ditadura e a luta pela redemocratização do país, a defesa das liberdades de expressão e de imprensa, a regulamentação da profissão, a criação do primeiro Curso de Jornalismo em SC – o da UFSC, as Diretas Já, a reorganização do movimento sindical, a Constituinte e a luta pela democratização da comunicação, entre tantas outras.

A cerimônia na ALESC será a primeira de uma série de eventos que vão celebrar esse momento da história dos jornalistas catarinenses e será prestigiada pelo presidente da FENAJ e vice-Presidente da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), Celso Schröder. Ainda em maio, as Câmaras de Vereadores de Joinville e Criciúma também realizarão homenagens à entidade sindical.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas