0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Nota de Repúdio do SJSC à violência contra jornalistas ocorrida em Indaial

No início da tarde de quinta-feira, 6, o repórter Francis Silvy, o repórter cinematográfico Marcio Ramos e o motorista auxiliar Andrei Luís, profissionais da RBS TV, foram acuados, mantidos em cárcere privado, ameaçados e agredidos enquanto faziam uma reportagem investigativa.

A equipe pretendia ouvir um empresário, dono de um shopping atacadista, acusado pelo Ministério Público Federal de formação de cartel.

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) vem a público manifestar repúdio ao uso da violência a jornalistas em pleno exercício da profissão e prestar a solidariedade devida aos colegas agredidos, assim como reafirmar o que diz os dois primeiros artigos do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros:

Art. 1º O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação.
Art. 2º Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse (…).

O SJSC está a postos para defender os colegas que, no dever da profissão, sofrem no seu cotidiano, diversas formas de violência física e moral.

Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina

(Legenda: Selo da Campanha Nacional pela Liberdade de Imprensa)

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas