Inicial / AÇÃO SINDICAL / Em SC, Dia do Jornalista terá luta. Dissídio de Rádio e TV vai a julgamento na segunda

Em SC, Dia do Jornalista terá luta. Dissídio de Rádio e TV vai a julgamento na segunda

Este 7 de abril, Dia do Jornalista, será marcado com luta em Santa Catarina. Às 15h30 haverá uma audiência no Ministério Público do Trabalho envolvendo o Sindicato dos Jornalistas e o Grupo RBS para tratar do inquérito que investiga a contratação irregular de repórteres cinematográficos como “operadores de câmera”.

A denúncia foi apresentada pelo SJSC no final do ano passado e acatada pelo procurador do trabalho Sandro Eduardo Sardá. Segundo as informações levantadas pelo Sindicato, cerca de 40 profissionais são contratados irregularmente como radialistas pela RBS.

O objetivo da fraude é pagar salários menores a estes profissionais e aumentar sua jornada de trabalho, já que a regulação profissional de jornalistas e radialistas é distinta.

Dissídio de Rádio e TV na pauta para segunda

Já na segunda-feira, 10 de abril, haverá o julgamento, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), do dissídio coletivo dos jornalistas contra o sindicato patronal de Rádio e Televisão (Sert/SC). A entidade, que congrega os proprietários das emissoras de radiodifusão de Santa Catarina, nega-se há anos a negociar com o Sindicato dos Jornalistas.

As reivindicações em pauta já foram assinadas pelo Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas (Sindejor) e pelo Grupo RBS (maior empregador de jornalistas em radiodifusão no estado).

Tente também

Patrões novamente não apresentam contraproposta aos jornalistas

Na terceira reunião da Negociação Coletiva 2017, realizada no dia 6 de junho, no Sindicato …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: