Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizaram manifestação em frente ao prédio do Grupo RBS, na Rodovia SC 401, em Florianópolis, na tarde desta sexta-feira (03/06). O protesto centrou-se na crítica à parcialidade da mídia e em defesa da democratização da comunicação. Bexigas com tinta vermelha foram atiradas contra a parede do prédio.
Os manifestantes interditaram parcialmente o transito na rodovia. Vídeos postados no Facebook registraram o protesto. Jornalistas da redação do Diário Catarinense relataram ao SJSC que cerca de 200 manifestantes lotaram 4 ônibus, gritaram palavras de ordem como “a verdade é dura, a Rede Globo apoiou a ditadura”, atiraram bexigas com tinta vermelha e picharam o piso de lajotas em frente ao prédio com a frase “Mídia golpista e fascista”.
Circulou internamente entre os profissionais a informação ainda não confirmada de que o pneu de um veículo da empresa foi furado e de que um funcionário foi atingido por um ovo. Ainda segundo os relatos, não houve maiores consequências e, após os protestos, os manifestantes retiraram-se sem que se registrassem conflitos com a segurança privada da empresa. A polícia não foi acionada.
O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e a FENAJ, coerentemente com sua história de defesa da democracia, reconhecem o direito de livre manifestação. Alertam, porém, que o posicionamento ou a linha editorial das empresas de comunicação não deve ser confundido com o posicionamento dos trabalhadores.